Cuiabá | MT 26/04/2024
Política MT
Quarta, 29 de abril de 2015, 18h26

Deputado de MT defende fomento ao cooperativismo


 

Promover o desenvolvimento sustentável através da ampliação de linhas de crédito destinadas às cooperativas é proposta do deputado federal Ezequiel Fonseca (PP-MT). Nesta quarta-feira (29), o parlamentar destacou durante reunião com a Diretoria do Sistema-OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e bancada federal cooperativista, em Brasília, a importância de se promover alternativas de crédito à aqueles que não possuem acesso ao sistema financeiro tradicional.

 

Sensível ao cooperativismo, Ezequiel destacou que essas organizações são consideradas instrumentos de inclusão econômica, social e poderosa ferramenta de transformação do país. Ele observou que estará reforçando na Câmara dos Deputados o aperfeiçoamento da legislação voltada para o setor.

 

Participaram do ato o senador José Medeiros, os deputados federais Victório Galli e Adilton Sachetti e o presidente do Sicredi, João Carlos Spenthof.

 

Para o presidente do Sicredi, a bancada federal é essencial na defesa do cooperativismo. "O foco é possibilitar o acesso das cooperativas aos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para financiamento dos associados e defesa do ato e atualização da lei do cooperativismo".

 

Com relação à Mato Grosso, o presidente do Sicredi agradeceu o apoio da bancada na discussão do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). "Estamos em perfeita harmonia, trabalhando para que o Sicredi e outras entidades possam ter mais acesso ao FCO, fazendo os recursos chegarem aos pequenos empreendimentos, agricultores e municípios".

 

Conforme a OCB, o cooperativismo é um modelo socioeconômico capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social. É o sistema fundamentado na reunião de pessoas e não no capital. Visa às necessidades do grupo e não do lucro. Busca prosperidade conjunta e não individual. Estas diferenças fazem do cooperativismo a alternativa socioeconômica que leva ao sucesso com equilíbrio e justiça entre os participantes. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114