Cuiabá | MT 26/04/2024
Política MT
Quarta, 27 de maio de 2015, 14h06

Análise de 13 obras será apresentada nesta quinta-feira


sa L.S.E, Laboratório de Sistemas Estruturais, vai apresentar nesta quinta-feira (28) uma análise de 13 obras de mobilidade urbana da Copa do Mundo. A apresentação terá início às 14h, no auditório da Arena Pantanal, em Cuiabá. A divulgação das informações faz parte dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid-MT) em relação às construções do Mundial de 2014.

(foto)Edson Rodrigues/Secopa

Os relatórios são referentes às trincheiras Santa Rosa, Mário Andreazza, Trabalhadores-Jurumirim, Verdão-Santa Isabel, Zero Quilômetro, Complexo Tijucal, Ponte Júlio Muller, além dos viadutos do Despraiado, Dom Orlando Chaves, Aeroporto, Jamil Boutros Nadaf (Sefaz), Jornalista Clóvis Roberto (UFMT) e Trevo MT-040.
Os trabalhos de análise foram realizados durante os meses de outubro, novembro e dezembro de 2014 por equipes da empresa L.S.E. Os relatórios compreendem avaliações individuais de desempenho estrutural e de qualidade. Para a elaboração deste material, uma série de ações e inspeções foram realizadas junto às estruturas.

Para participar das discussões também foram convidados representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Controladoria Geral do Estado (CGE), Ministérios Público Federal (MPF) e Estadual (MPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), além de professores e estudantes das Universidades Federal de Mato Grosso (UFMT), de Cuiabá (Unic) e do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).

Obras retomadas

O Governo do Estado anunciou que vai retomar a partir de junho as obras de mobilidade urbana da Copa do Mundo. Ao todo, 14 construções estão previstas para serem finalizadas entre 2015 e 2016. Para este ano, 10 obras devem ser entregues até outubro. Com base em cronograma de execução elaborado pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid), as pastas de Fazenda (Sefaz) e de Planejamento (Seplan) concluíram os estudos para disponibilização dos valores.
De acordo com o secretário Paulo Brustolin, titular da Sefaz, a Secid está habilitada para dar as ordens de serviços necessárias e estabelecer os cronogramas de pagamentos de acordo com as entregas e medições. “Estamos fazendo um esforço imenso, do ponto de vista financeiro e orçamentário, para disponibilizar os recursos necessários, principalmente tendo em vista que as obras impactam diretamente a vida das pessoas. O fato de não estarem concluídas ou apresentarem necessidades para sua conclusão tem impacto no dia a dia da população, então o Governo do Estado está concentrado em solucionar isso”, afirma Brustolin.

Segundo o secretário Marco Marrafon, da Seplan, inicialmente serão disponibilizados R$ 50 milhões para retomada das obras de mobilidade urbana. Ele ainda reforça que a liberação do valor é fruto de esforços do governo estadual tanto no que se refere a corte de gastos e ainda na ampliação das políticas para aumento de recursos. “A expectativa é de que cada vez mais os valores sejam angariados e investidos na realização de obras e desenvolvimento de políticas urbanas que reflitam em melhorias para a sociedade”.

Prazos

Conforme o documento, as obras de mobilidade que devem ser finalizadas este ano são: duplicação da Estrada da Guarita e da Rodovia Mário Andreazza, reestruturação asfáltica das vias do entorno da Arena Pantanal, Complexos Viários do Tijucal e da FEB, Trincheiras Trabalhadores-Jurumirim e Santa Rosa, além das obras de contenção do Morro do Despraiado, duplicação da avenida Archimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho) e ainda a implantação do sistema de iluminação em trechos entre Cuiabá e Várzea Grande que totalizam 16,1 quilômetros.

Em relação à Trincheira Verdão-Santa Isabel, o secretário Eduardo Chiletto afirma que o recebimento definitivo da obra ainda não foi feito e reforça que o governo estadual irá realizar fiscalização adequada junto à estrutura. Se reparos forem necessários, o gestor destaca que a construção não será recebida pelo Executivo até que os ajustes sejam finalizados. “A elaboração deste cronograma, somado aos estudos para liberação dos recursos financeiros, auxiliou o Governo do Estado a planejar de forma adequada a retomada das obras. Com a disponibilização dos recursos, o retorno das construções será dado já no mês de junho, para que estas sejam finalmente entregues com qualidade à população”, destacou Chiletto.

Das 10 obras a serem conclusas este ano, duas devem ser entregues até o mês de agosto. Sendo elas, a duplicação da Rodovia Mário Andreazza e a Trincheira Trabalhadores-Jurumirim. Em setembro, a expectativa é entregar outras seis obras. São elas: a duplicação da Estrada da Guarita, a pavimentação asfáltica do entorno do Complexo Arena Pantanal, os Complexos Viários do Tijucal e da FEB, a implantação do sistema de iluminação em Cuiabá e Várzea Grande e também a duplicação da Estrada do Moinho. As últimas obras a serem entregues em 2015 serão a Trincheira do Santa Rosa e o Morro do Despraiado. A expectativa é de que a conclusão das estruturas aconteça em outubro.

Para 2016, devem ser finalizadas quatro obras. São elas: a reestruturação da avenida Oito de Abril e implementação do coletor de esgoto, a implantação da avenida Parque do Barbado, além dos Centros Oficiais de Treinamento (COT) da UFMT e do Pari, em Várzea Grande. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114