Cuiabá | MT 13/05/2024
Política MT
Quarta, 05 de agosto de 2015, 15h58

Governo discute combate ao Crime Organizado Transnacional


O secretário de Justiça e Direitos Humanos de Mato Grosso, Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo, participa nesta quinta-feira (06.08), de audiência pública requerida pelo deputado estadual Wilson Santos, em que será debatido o Combate ao Crime Organizado Transnacional. Serão discutidas à prevenção e punição do tráfico de pessoas, com foco nas principais vítimas deste tipo de crime: mulheres e crianças. O evento ocorre a partir das 19h, no auditório “Deputado Milton Figueiredo”.

O Comitê Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas(Cetrap), órgão composto por representantes do poder público e da sociedade civil organizada, é responsável pelo combate ao tráfico de pessoas. A unidade é coordenada por um colegiado, formado pelo secretário adjunto de Direitos Humanos, Zilbo Bertoli Jr, pelo tenente-coronel da PM, Rosalina Gomes de Pinho e pelo servidor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Daniel Almeida de Macedo.

Para organizar e desenvolver suas atividades, o Comitê formulou um Plano de Ação que prevê atuação nos eixos Prevenção/Articulação e Defesa/Repressão. No primeiro, a principal proposta é esclarecer à sociedade sobre a ameaça do tráfico de pessoas, ou seja, as formas clássicas de aliciamento, as promessas falaciosas dos recrutadores e a triste realidade de mulheres vítimas do tráfico. Neste eixo estão as campanhas de conscientização, reuniões, simpósios e palestras.

O eixo Defesa/Repressão se encarrega das ações táticas e investigações para a identificação de pessoas e organizações que exploram o tráfico de mulheres. Estas ações são executadas pela Polícia Judiciária Civil (PJC) e Polícia Militar (PM), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Entre os dias 27 e 31 de julho, o Cetrap realizou a Semana de Mobilização contra o Tráfico de Pessoas, alertando a população para adotar medidas de prevenção as circunstâncias que permeiam esse tipo de crime, assim como despertar a consciência para a existência do problema, uma vez que tráfico de seres humanos é um crime contra a humanidade e deve ser combatido e denunciado às autoridades competentes.

A semana faz parte da campanha mundial “Coração Azul”, que tem o mesmo propósito: alerta a população sobre o tráfico de pessoas. No lançamento do evento, realizado no Palácio Paiaguás, o governador Pedro Taques assinou um termo em que o Estado se compromete a implantar políticas públicas voltadas para o enfrentamento ao tráfico de pessoas. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114