Cuiabá | MT 18/05/2024
Política MT
Quinta, 08 de setembro de 2016, 11h12

Com 19 anos, candidato é revelação para vereador em Cuiabá


.

Em uma época em que os jovens veem a política com certa descrença e não aceitam mais uma classe política que não os representa, o jovem Gabriel Guilherme tem chamado a atenção nas eleições para vereador em Cuiabá. Com apenas 19 anos, ele é a grande revelação entre os candidatos, demonstrando familiaridade com um tema que tem despertado tão pouco interesse entre pessoas da sua idade.

“Meu gosto pela política vem da minha infância, desde os 10 anos de idade, quando eu assistia jornal todos os dias com o meu avô. Ele perguntava tudo o que eu tinha assistido. No início eu achava chato, depois comecei a gostar. Hoje vejo o quanto a juventude precisa participar, questionar e opinar. Precisamos nos manifestar. Cuiabá possui uma carência extraordinária de políticas públicas voltadas para a juventude”, diz Gabriel.

Segundo o candidato, é preciso valorizar os jovens e criar políticas específicas para eles. “Os pais e a família não podem perder os jovens para as drogas, o alcoolismo e a criminalidade. A juventude é uma das bases mais sólidas de uma sociedade, é ela que reacende as esperanças de futuro. O jovem precisa participar da vida política do seu município, do seu Estado, para se tornar um cidadão consciente de suas obrigações e futuramente eleger seus líderes ou tonar-se um deles”, disse.

O comunicólogo e pesquisador Renato Meirelles comentou em um dos seus artigos que os jovens estão insatisfeitos com a política por serem mais escolarizados e conectados que os pais. “Eles são mais críticos com a real situação do País. Eles não enxergam na classe política a solução para um futuro melhor. Os políticos não sabem levar a pauta política para o cotidiano dos jovens. Eles não falam a linguagem desse eleitorado. Os políticos são analógicos e os jovens são digitais”, disse.

Na linha contrária de Meirelles, o jovem Gabriel é uma voz solitária que tenta estimular a participação e o interesse dos jovens pela política. No início deste ano, ele apresentou um projeto na Assembleia Legislativa de Mato Grosso instituindo o Dia Estadual da Política dentro da Escola, anualmente, no dia 25 de outubro, Dia da Democracia no Brasil. Neste dia seriam realizadas nas escolas diversas ações e atividades extracurriculares, sem caráter partidário. A proposta já foi aprovada na Casa de Leis e aguarda sanção do Executivo.

“O objetivo das ações e atividades é despertar, no próprio ambiente escolar, o interesse e engajamento pela política nos jovens do nosso estado. Essa proposta pode estimular os jovens, pois sempre estiveram na vanguarda da política em movimentos históricos, como dos caras-pintadas, no início da década de 90”, lembrou Gabriel. Em tempos de crise política e econômica no Brasil, o candidato a vereador acredita que o projeto reforça a discussão de política entre os jovens, bem como contribui para a formação e o preparo de novos líderes.
Gabriel Guilherme é cuiabano, filho de funcionários públicos, e acadêmico de Direito. Foi aluno da Escola Municipal Jayme Veríssimo de Campos, e logo após, estudou na Escola Estadual Pedro Gardés, ambas em Várzea Grande. Durante o Ensino Médio, presenteado com uma bolsa de estudos, cursou-o inteiramente no Colégio Salesiano São Gonçalo, em Cuiabá. Tem paixão pelos estudos e um dos seus carros chefes frente à Câmara Municipal será a educação.

 

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114