Cuiabá | MT 28/04/2024
Política MT
Terça, 20 de setembro de 2016, 16h08

MT poderá ter política para prevenção e controle do diabetes em crianças e adolescentes


Detectar precocemente o diabetes, conscientizar a comunidade escolar sobre o tema e seus cuidados necessários além de combater atos discriminatórios sofridos pelos portadores da doença são prioridades do Projeto de Lei nº 264, do deputado Wancley Carvalho (PV), que estabelece diretrizes para a Política Estadual de Controle do Diabetes nas escolas públicas e privadas do estado.

A proposta já foi aprovada pela Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), e aguarda votação em plenário. O texto também propõe ações que inibem a possibilidade de a criança desenvolver a patologia no futuro.

De acordo com o parlamentar, a texto também prevê a necessidade de capacitar os agentes educacionais para auxiliar no tratamento das crianças e adolescentes que enfrentam este problema.

“Os portadores de diabetes têm que seguir à risca uma alimentação específica, além de precisar praticar exercícios físicos adequados às suas necessidades especiais. Por isso, necessitamos de um programa que contemple essas especificidades”, pontuou Wancley.

Consta ainda no texto do projeto, a necessidade de cadastramento e acompanhamento das crianças e adolescentes com diabetes e realização frequente de eventos que discutam os sintomas e a gravidade da doença com a comunidade escolar.

Qualidade de vida - Ainda segundo Wancley, a criação da política estadual de prevenção e controle do diabetes é extremamente necessária para garantir a qualidade de vida das milhares de crianças e adolescentes que convivem com a doença no estado.

“A escola é local onde se passa a maior parte do dia, e por isso também deve ser ambiente para detecção e tratamento desta doença cada vez mais presente em nosso meio”, finalizou o parlamentar.

De acordo com o projeto de lei, por meio da política estadual, além de prevenir a incidência da doença, o conhecimento prévio do assunto visa diminuir as complicações decorrentes de procedimentos inadequados oferecidos ao portador do diabetes. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114