Cuiabá | MT 27/04/2024
Política MT
Terça, 20 de junho de 2017, 15h59

Especialistas discutem política de esporte e lazer em MT


Especialistas, pesquisadores, profissionais do setor, autoridades e sociedade em geral discutiram a construção da política pública de esporte e lazer para Mato Grosso. O debate foi feito na noite dessa segunda-feira (19), durante audiência pública solicitada pelo professor e deputado Allan Kardec (PT).

Doutor e professor com especialização no segmento de Relações Políticas na Área de Esporte e Lazer, Wanderley Marchi Júnior, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), defendeu o planejamento, financiamento e acompanhamento como algumas das etapas fundamentais para elaboração de qualquer política eficaz para o esporte e lazer.

“Não podemos ceder ao mito de que o esporte e lazer sempre serão bons e que resolverão problemas históricos. Isso só vai acontecer se aproveitarmos as potencialidades de cada modalidade”, afirma Marchi.

O também professor Jorge Eto defendeu ainda o envolvimento interdisciplinar com outras áreas para melhor aproveitamento do esporte e lazer. Ele é professor com pós-doutorado em Educação e diretor da Área de Saúde do Centro Universitário UNIVAG.

Francisco Xavier Freire Rodrigues, doutor em Sociologia, coordenador do Programa de Pós-Graduação de Sociologia da UFMT e coordenador do grupo de pesquisas em Esporte, Cultura e Sociedade da Universidade Federal de Mato Grosso, ressaltou ainda que pensar em política pública significa pensar no Estado em movimento.

Presidente do Conselho Regional de Educação Física (Cref-17), Carlos Eilert defendeu mais investimentos nas áreas. Atualmente, os setores contam com apenas 0,19% da Receita Corrente Líquida do Estado, o que equivale a R$ 39 milhões por ano. Ele defende que o percentual chegue a 0,3%, além da revisão do plano estadual de esporte, que é de 1999, entre outras medidas.

Secretário-adjunto de Esporte e Lazer do Estado, Leonardo Oliveira anunciou que o governo realizará conferências no segundo semestre desse ano para debater as leis que tratam dos setores em Mato Grosso. Na mesma linha seguiu o secretário-adjunto de Cuiabá Francisco Vuolo ao se referir ao município.

Primeiro professor e profissional de Educação Física com mandato na Assembleia Legislativa, o deputado Allan Kardec se colocou à disposição para lutar pelas reivindicações. O deputado Baiano Filho, ex-secretário de Esportes de Mato Grosso, também participou da audiência pública. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114