Cuiabá | MT 28/04/2024
Política MT
Terça, 08 de fevereiro de 2011, 15h07
Entrevista

Governo precisa dar celeridade na aprovação de manejo florestal, afirma Riva


Parlamentar também reafirmou a aproximação da AL à sociedade mato-grossense e colocou seu gabinete à disposição da população

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), disse que Mato Grosso está na contramão por não ter conhecimentos técnicos aprofundados sobre o meio ambiente. Para ele, o Estado tem deficiência para fiscalizar e proteger o meio ambiente, especialmente, os parques ecológicos. "Temos que investir em profissionais especializados para garantir a elaboração de diretrizes que fomentem avanços ao setor. É o caso da questão do sequestro de carbono; do plantio da cana-de-açúcar e do manejo florestal.", afirmou. As declarações foram feitas durante o programa Cidade Independente, da Rádio Cidade, nesta terça-feira (08.02).

No entanto, ele considera um grande avanço a participação popular nas discussões do Zoneamento Socioeconômico Ecológico que resultou numa proposta de acordo com a realidade de Mato Grosso. Contudo, voltou a cobrar agilidade da Secretaria Estadual de meio Ambiente (Sema) na liberação de licenças e garantiu que vai trabalhar pela consolidação e aperfeiçoamento das legislações ambientais.

Outra questão se refere à atividade pecuária que antes não constava no ZSEE. “Essa atividade foi discriminada, pois não havia nenhum hectare na área consolidada. Mas, a Assembleia acabou com essa discriminação ao adequar o zoneamento”.

O deputado voltou a dizer que muitas pessoas têm uma ideia distorcida do ZSEE, que tem a finalidade de definir diretrizes do uso e ocupação do território, promovendo o desenvolvimento sustentável. “O zoneamento não é uma legislação ambiental”. Ele ainda citou a adequação de uma área em Juara, que antes com dados ultrapassados, previa 1,2 milhão de hectares como área de conservação. Mas, sem se preocupar com o distrito de Paranorte, localizado dentro dessa área e que agora está devidamente atualizada.

Sobre a conservação da água, Riva declarou que o Brasil possui o maior programa de conservação de água do mundo. “É só fazer cumprir a legislação e não permitir que mexam nas nascentes’. Ele também quer uma discussão ampliada sobre a mortandade de peixes no Pantanal para a definição de regras. “O manejo avançou, mas ainda é muito incipiente”, disse.

SUINOCULTURA - O parlamentar também falou da sua proposta que prevê a redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a venda da carne suína fora do Estado, além da redução do preço de pauta. Dessa forma, essa comercialização passaria dos atuais 12% para 7%, além de haver redução do preço de pauta do suíno vivo como já acontece com os bovinos.

ASSEMBLEIA E SOCIEDADE - Riva também reforçou que o foco principal da sua gestão é a continuidade do processo de aproximação da AL com a sociedade. E lembrou que em 1996, aproximadamente 250 pessoas passavam diariamente pela Casa. Atualmente, são cerca de mil visitantes por dia. “Conseguimos trazer a sociedade pra dentro do Parlamento. E vou fazer de tudo para trazer os segmentos da sociedade e discutir Mato Grosso como um todo”, informou. O programa é comandado pelo jornalista Edivaldo Ribeiro e tem a participação do jornalista Dirceu Carlino.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114