Cuiabá | MT 30/04/2024
Política MT
Terça, 23 de abril de 2013, 15h06

Azambuja garante instalação de transformadores de energia em escolas


As escolas foram inseridas no Programa de Climatização do Ministério da Educação

 

Para atender o aumento gradativo do consumo de energia elétrica nas escolas estaduais Antonio Carlos Brito, Dep. Dormevil Faria, Mário Spinelli, São José e Vale do Guaporé, no município de Pontes e Lacerda (442 km da capital), o 2° vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Antonio Azambuja (PP), possibilitou através de sua intervenção junto à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a instalação de novos transformadores de energia.

Azambuja explicou que as referidas escolas foram inseridas no Programa de Climatização do Ministério da Educação e será beneficiada com a instalação de um posto de transformação de 150 KVA/13,8 KV, que permitirá maior disponibilidade de energia elétrica, possibilitando, assim a instalação dos aparelhos de ar condicionado.

O 2° vice-presidente esclareceu que as obras para a implantação dos postos de transformação já foram licitadas, devendo estar concluídas até o fim do primeiro semestre de 2013 (Junho/2013).

O parlamentar informou que as escolas já haviam recebido da Seduc aparelhos de ar split de 24.000 BTUS, porém estavam impossibilitadas de usufruírem. Para concluir a climatização nas salas de aula, era necessária a adequação na parte elétrica do prédio, atendendo os ajustamentos indispensáveis.

Para o deputado, com altas temperaturas que a região enfrenta, não há dúvida de que a instalação dos aparelhos vai contribuir para melhorar a qualidade do aprendizado dos alunos. “São ações simples, mas que geram enormes resultados,” enfatizou Azambuja.

O propositor defende que os ventiladores nas salas de aula atrapalham o diálogo entre professor e alunos, principalmente por causa do barulho, sem contar que o calor deixa os estudantes agitados, o que acaba prejudicando o rendimento. “No auge do verão os alunos ficam inquietos, saem da sala com mais frequência para beber água e pegar ar fresco”.

Para o legislador o ar condicionado é indispensável na região que sofre com temperaturas tão altas. “Ar condicionado não é luxo, é uma necessidade”, finalizou.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114