Cuiabá | MT 21/05/2024
Política MT
Quinta, 25 de abril de 2013, 14h24

Vice-presidente da AL participa do ato de instalação do Comitê de Integração Bilateral entre MT e Bo


A criação desse Comitê represente um avanço para Mato Grosso

 

O 2° vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Antonio Azambuja (PP), participa hoje (25), no município de Cáceres, da instalação do Comitê de Integração Bilateral – comissão formada para promover a integração social, econômica e política entre Cáceres e São Matias (Bolívia).

Antonio Azambuja explica que além de integrar as duas cidades, o acordo bilateral vai favorecer a relação Brasil/Bolívia.

Para Azambuja a criação do Comitê representa um avanço para o Estado de Mato Grosso, pois vai solidificar integração política, econômica, social e cultural entre Cáceres e San Mathias. “Com a implantação do Comitê vão ser diagnosticado a fundo os problemas enfrentados na região, como a educação, segurança, e a infraestrutura, levando em consideração o potencial agrícola para buscar soluções em conjunto com o país vizinho.

O parlamentar esclarece que essa nova ação vai substituir o antigo Comitê de Fronteira, que foi criado em 1997 e que estava “parado”.

Além de beneficiar Mato Grosso, Azambuja acredita que esse acordo bilateral vai contemplar também a Bolívia, já que a capital mato-grossense é sede do Mundial de 2014. “A ideia discutida é incentivar os turistas que vierem a Mato Grosso visitar também a Bolívia”, salientou Azambuja.

Segundo o deputado representante da região oeste que faz fronteira com a Bolívia, a implantação desse Comitê faz com que as fronteiras sejam vistas com olhar de esperança para os mato-grossenses que sofrem com a falta de segurança e com o tráfico de drogas. “Queremos acreditar que estamos instalando aqui um centro de integração que vai proporcionar qualidade de vida aos mato-grossenses e desenvolvimento social e econômico para o Estado e para a Bolívia”.

Antonio Azambuja disse que o comitê deve se reunir uma vez por mês, para dar celeridade nos trabalhos e garantir que políticas públicas eficazes sejam discutidas para solucionar conflitos que giram em torno dos dois países.

Na instalação do Comitê de Integração Bilateral estão presentes representantes dos governos de cidades que estão na linha de fronteira dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, o deputado estadual Airton Português (PSD), o secretário de Estado de Meio Ambiente José Lacerda, o embaixador do Brasil na Bolívia, Marcel Biato, autoridades federais, e representantes municipais e estaduais de Mato Grosso.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114