Cuiabá | MT 20/05/2024
Política MT
Quinta, 25 de abril de 2013, 17h17

MT e PA farão estudo de viabilidade de ferrovia para escoamento de grãos


A partir de agora, Mato Grosso e Pará trabalharão em conjunto para avançar com o estudo de viabilidade do projeto

Os Estados do Pará e Mato Grosso firmaram uma parceria para buscar a integração logística entre as regiões Norte e Centro-Oeste, por meio de uma ferrovia que ligará as duas unidades da federação, reduzindo os custos e o tempo para o escoamento da produção.

Em reunião com governador do Pará, Simão Jatene, ocorrida ontem (24), em Belém (PA), uma comitiva mato-grossense formada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado José Riva, acompanhado pelo secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alan Zanatta, representando o governador Silval Barbosa e o deputado Adalto de Freitas, apresentaram o estudo feito no Estado, mostrando a viabilidade do modal.

A proposta e de que a ferrovia parta do município de Água Boa, na região do Araguaia, em Mato Grosso, e chegue até Barcarena, no nordeste do Pará, com o traçado paralelo às rodovias BR-158, PA-150, BR-222 e BR-010.

Também foi discutida a possibilidade de a ferrovia, inicialmente, partir do Mato Grosso até Marabá, no sudeste paraense. A ligação com o nordeste paraense seria viabilizada com a construção de dois ramais, um até Barcarena, e outro até o porto de Espadarte, em Curuçá.

De acordo com o secretário da Sicme, Alan Zanatta, a Ferrovia MT/PA é uma alternativa para a transformação da logística do estado. “Fui designado pelo governador Barbosa para participar deste momento importante, o projeto que tem a autoria do deputado José Riva tem todo o apoio do Governo de Mato Grosso. Este projeto fará com que Mato Grosso tenha um corredor de alto desenvolvimento e diminua o trajeto da produção em no mínimo 5 mil quilômetros”, explicou.

A partir de agora, Mato Grosso e Pará trabalharão em conjunto para avançar nos estudo de viabilidade e o projeto básico, onde será apontado qual o melhor traçado, as questões ambientais e a implantação do projeto. O deputado Riva informou que uma das alternativas para viabilizar a ferrovia é através das Parcerias Público-Privadas (PPP), e já existem investidores estrangeiros interessados. “Já tivemos a visita de empresários americanos, chineses, coreanos e russos querendo conhecer o projeto da ferrovia”, afirmou Riva.

O governador Simão Jatene se comprometeu em parceria com Mato Grosso montar uma equipe técnica entre os dois estados para fazer o estudo de viabilidade. “Precisamos de um projeto concreto. A comissão de Mato Grosso apresentou uma saída para impulsionarmos nossa economia, com uma visão objetiva e comprometida com um projeto de desenvolvimento”, ressaltou Jatene.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114