Cuiabá | MT 21/05/2024
Política MT
Sexta, 26 de abril de 2013, 19h28

Luiz Marinho quer passe livre para o VLT


Com esse beneficio fica instituído no serviço público estadual de transporte de passageiros, de caráter pessoal e intransferível

O passe livre para alguns usuários do Veículo Leve Sobre Trilho – VLT – pode se tornar realidade em Cuiabá. A garantia do beneficio está no projeto de lei nº 140, de autoria do deputado Luiz Marinho (PTB). A autonomia de concessão do transporte gratuito do VLT é do Governo do Estado.

Em Cuiabá, 50% do passe livre são garantidos pela prefeitura municipal. No ano passado, cerca de 55.926 mil estudantes cuiabanos foram beneficiados. Em Várzea Grande, o beneficio foi dado a 21.057 mil alunos.

De acordo com a proposta, o passe livre fica instituído no serviço público estadual de transporte de passageiros, de caráter pessoal e intransferível. O projeto de lei estende o beneficio aos estudantes regularmente matriculados e com frequência no curso; aos soropositivos portadores do vírus HIV e aos portadores de ostomia (Colostomia, Ileostomia e Urostomia) inscritos na Associação Mato-grossense dos Ostomizados – AMO.

A proposta pretende ainda beneficiar às pessoas com idade igual ou idade superior a 60 anos independentemente. Outra categoria que será agraciada é a dos agentes policiais e agentes carcerários e, por fim, os munícipes desempregados mato-grossenses. Vale destacar que o programa de passe livre para os desempregados consiste na concessão mensal mínima de 16 vales transportes por desempregados. Mas para isso, o beneficio leva em conta a renda familiar que não pode ultrapassar a dois salários mínimos mensais.

O munícipe terá direito depois de quatro meses de desempregado. De acordo com Luiz Marinho, o Estado deve responsabilizar e melhorar o serviço público e por isso estender o acesso ao VTL a todos aqueles já contemplados pela legislação municipal.

“Além de ser um benefício social, proporciona transferência de renda a usuário do transporte coletivo, correspondente a R$ 96,20 por aluno, valor maior do que o governo federal paga pela bolsa família, que é de R$ 90,00”, explicou o parlamentar. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114