Cuiabá | MT 18/05/2024
Política MT
Sábado, 04 de maio de 2013, 10h23

História de Rondon deve virar disciplina obrigatória nas escolas, propõe Satélite


Dep. Pedro Satélite Projeto de lei de autoria do deputado Pedro Satélite (PSD), pretende incluir na grade curricular a disciplina de história sobre a vida e obra de Marechal Cândido Rondon. O objetivo é proporcionar aos alunos dos ensinos fundamental e médio da rede pública estadual, um conhecimento amplo sobre os feitos de um dos mais renomados desbravadores do Brasil e do mundo. Conforme o projeto, a direção da escola ficará responsável pela elaboração do conteúdo que será repassado aos alunos.

Satélite resalta que é de grande importância que as crianças e jovens conheçam a história deste mato-grossense de Mimoso, e seus grandes feitos. “Rondon foi um herói e sua história precisa ser conhecida pelas novas gerações, e o nosso projeto tem essa finalidade”. Para virar lei, o projeto ainda deve ser sancionado pelo Governo estadual.

História - Rondon dedicou-se à construção de linhas telegráficas e durante sua vida percorreu mais de 100 mil km, abrindo caminhos e desbravando o interior do Brasil. Elaborou as primeiras cartas geográficas demarcando as divisas territoriais entre vários estados da Federação. Fundou o Serviço de Proteção ao Índio, participou diretamente das articulações que resultaram na proclamação da República em 1889, e entrou para a história como pacificador e o patrono das comunicações.

O reconhecimento pela obra de Rondon ultrapassou as fronteiras do Brasil. Teve seu nome escrito em letras de ouro no Livro da Sociedade de Geografia de Nova Iorque (EUA), como o explorador de terras tropicais. Como reconhecimento pelos seus feitos, chegou a ser indicado para o prêmio Nobel da Paz, no ano de 1957. No próximo dia 5 de maio é comemorado o aniversário de 148 anos do nascimento de Rondon, data em que se comemora também o Dia das Comunicações no Brasil.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114