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Política MT
Segunda, 06 de maio de 2013, 14h23

Português afirma que instalação de ecovia em Cáceres é redenção


O deputado estadual Airton Português (PSD) emitiu conceito positivo sobre a expedição da Aprosoja realizada nas regiões sudoeste e médio-norte, entre quinta-feira (2) e sábado. A organização ocorreu por conta da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja), em parceria com os sindicatos rurais. Português foi um dos deputados convidados a percorrer rodovias, a maioria de terra.

A Aprosoja quis mostrar a Airton Português e demais deputados o quanto é importante a implantação do Terminal de Transbordo de Cargas em Santo Antônio das Lendas, no Rio Paraguai, a cerca de 90 km de Cáceres, por rodovia em direção a Cuiabá. Produtores preferem chamar de Ecovia ao invés de hidrovia, por ser, segundo eles, um meio de transporte ecologicamente correto.

Segundo o deputado estadual, a instalação do porto vai ser uma redenção no desenvolvimento de ao menos 30 municípios, que formam as regiões Sudoeste - quem tem como polos Cáceres e Pontes e Lacerda – e o Médio Norte, onde estão os municípios de Tangará da Serra, Sapezal, Campo Novo dos Parecis, Barra do Bugres, entre outros.

Na avaliação do deputado, a produção de grãos, por exemplo, de Tangará e outros municípios da região alcançaria rapidamente o porto de Santo Antônio das Lendas em poucas horas. De lá, seguiria em barcaças pelo rio e chegaria ao Paraguai, depois a Argentina.

O produto seria despejado em navios graneleiros, que alcançaram os principais mercados compradores de soja, como os países asiáticos. A China é a principal importadora de soja de Mato Grosso. “Os custos seriam reduzidos em uma porcentagem significativa”, avalia Português.

Mas para que isso seja concretizado, explica o deputado, é necessário que os governos de Mato Grosso e federal asfaltem rodovias. “O trecho de terra até Santo Antônio já está federalizado e deve ser asfaltado em breve. Agora falta realizar o asfaltamento da MT-339, que liga Rio Branco a Tangará da Serra”, informou Português.

O deputado afirma que o Médio Norte é produtor de grãos e de cana de açúcar, entre outros. A região Oeste é produtora de gado de corte e de leite. Porém, há muitas áreas que podem ser transformadas em produtoras de grãos, seguindo todos os procedimentos de sustentabilidade.

Para entrar em operação, o Terminal de Transbordo de Carga precisa de licenças ambientais e contornar impedimentos na Justiça, que são processos formados pelo Ministério Público Federal sobre a então hidrovia Paraguai-Paraná.

Organizadores da expedição afirmam que o principal entrave para instalação do porto de transbordo era o trecho do Rio Paraguai entre Cáceres e Santo Antônio das Lendas, formado por muitas curvas e baixa profundidade para o calado das barcaças e empurradores.

Com a transferência do porto para Santo Antônio, a partir desse ponto o Rio Paraguai tem poucos curvas e a profundidade alcança até 10 metros. No porto de Santo Antônio, por exemplo, o leito do rio fica até 5 metros da lâmina d’água.

EXPEDIÇÃO

O roteiro do Estradeiro da Aprosoja saiu de Cuiabá na quinta-feira (2) e pernoitou em Cáceres. Na sexta-feira, pegou trecho da BR-174 em direção à Capital para chegar logo cedo em Santo Antônio das Lendas. Em seguida, o comboio retomou a rodovia, passando novamente por Cáceres.

Depois a expedição passou por Mirassol, Quatro Marcos, Araputanga e pernoitou em Reserva do Cabaçal. No sábado, o comboio seguiu para Rio Branco, Salto do Céu e depois de quase três horas chegou a Tangará da Serra, onde os integrantes foram recebidos com festa. “Não foi fácil percorrer esses trechos de chão, mas vai vale a pena daqui a alguns anos”, afirmou o deputado, se referindo a instalação do Terminal de Transbordo.

O Estradeiro Aprosoja foi chefiado pelo presidente da entidade, Carlos Fávero. Cerca de 100 produtores estiveram no comboio. Também participaram do evento os deputados estaduais Antônio Azambuja e Ezequiel Fonseca, ambos do PP, o ex-diretor do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte), vereadores e prefeitos das duas regiões.
 




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