Cuiabá | MT 05/05/2024
Política MT
Sábado, 11 de maio de 2013, 17h42

Exposição retrata patrimônio material e imaterial do Estado


Cerimônia de abertura será nesta segunda-feira, dia 13, no saguão principal da Assembleia Legislativa

Com o objetivo de resgatar os valores culturais e históricos do Estado, a Assembleia Legislativa abre na próxima segunda-feira (13) a exposição “Diversidade de Mato Grosso”, do fotógrafo Júlio Rocha. A exposição é uma iniciativa do deputado João Malheiros e é coordenada pelo Instituto de Memória da Casa e integra a programação de aniversário de 265 anos do Estado, comemorado no último dia 9.

Rocha explica que as imagens retratam o patrimônio material e imaterial de Mato Grosso, além dos valores culturais que já existiam, desde as tradições indígenas e danças até a chegada de novos imigrantes, que agregaram demais culturas e tradições, como os credos, culinária e tantos outros.

“É um acervo que mostra o povo em sua essência, no comum, e a riqueza do patrimônio mato--grossense, levando os visitantes a uma viagem ao passado e aos mais distantes rincões deste Estado e possibilitando um passeio mágico pelas cidades mato-grossenses registradas por meio de suas danças e festas típicas como o Congo e o Chorado, de Vila Bela da Santíssima Trindade; a Cavalhada e os Mascarados, de Poconé; a Dança do facão de Canarana e tantas outras, como Siriri, Cururu e festas de Santo”, declarou o fotógrafo, cujo olhar sempre se despertou para o interesse de assuntos voltados para a cultura.

Já Malheiros, que é historiador e autor da lei que oficializou o dia 9 como aniversário do Estado, entende que a riqueza, os detalhes e a simplicidade das imagens mostram o Mato Grosso como ele é. “Índios, religiosidade, danças, culinária, paisagem, fauna e flora. Tudo com um olhar atento e perspicaz desse profissional”, enfatizou o parlamentar.

A exposição poderá ser visitada entre os dias 13 e 17 de maio. Serão 60 imagens, selecionadas de um rico acervo de mais sete mil fotografias.

Júlio Rocha - Fotografo há vinte e sete anos, Júlio Rocha nasceu no município de Chapada dos Guimarães. Teve seu primeiro contato com a cultura popular em seus registros nas festas de Santo Antonio do Leverger e festa de São Benedito em Cuiabá. Desde então, focou seu trabalho para eventos e cerimônias culturais. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114