Cuiabá | MT 05/05/2024
Política MT
Sábado, 11 de maio de 2013, 22h46

Deputados destacam feitos de Rondon e AL realiza exposição


Marechal Rondon Quando falamos em personagens históricos de nosso Estado, dificilmente podemos deixar de citar aquele que desbravou as nossas matas, abriu caminhos, navegou por nossos rios, conheceu uma diversidade de plantas nativas e conheceu aldeias indígenas até então desconhecidas. Estamos falando de Cândido Mariano da Silva Rondon, nascido em Mimoso, no Estado de Mato Grosso, no ano de 1865.
Por sua contribuição ao conhecimento científico, recebeu várias homenagens e muitas condecorações de instituições científicas do Brasil e do exterior. Foi convidado pelo governo brasileiro para ser o primeiro diretor do Serviço de Proteção aos Índios e Localização dos Trabalhadores Nacionais (SPI), criado em 1910.
Nos anos de 1919 e 1925 tornou-se diretor de Engenharia do Exército e com suas sucessivas promoções chegou a alta patente de general-de-divisão, no ano de 1930, solicitou uma passagem para a reserva do Exército e com seus 40 anos de idade foi nomeado como Presidente do Conselho Nacional de Proteção aos Índios (CNPI), permanecendo no cargo por vários anos.
Em sua homenagem o Congresso Nacional vendo a importância impar desse grande homem para todo Brasil e para o Estado de Mato Grosso, conferiu a ele a Patente de Marechal, passando então a ser chamado pelo nome de Marechal Rondon.
No último dia 5 comemorou-se o aniversário de Cândido Rondon e, nesse mês a Assembleia fará, de 20 a 24 de maio, uma exposição em homenagem intitulada “Rondon - herói mato-grossense”.
O deputado Ademir Brunetto (PT), ressaltou a grande importância de Rondon para a nossa comunicação, "Mato Grosso deve a sua inserção no mundo das comunicações à fibra e determinação do Mal. Cândido Rondon, que, além disso, atravessou o sertão desconhecido, abriu estradas e ajudou a demarcar as terras indígenas." reassaltou Brunetto
O deputado José Riva (PSD) ao lembrar dessa grande personalidade o chamou de “maior Herói Brasileiro,“o mato-grossense Cândido Rondon é seguramente o maior herói brasileiro, com reconhecimento internacional pela abertura de novas fronteiras e pela proteção e integração dos índios à sociedade. Não podemos postergar a conclusão do Memorial, que resgata e divulga a história deste grande homem”, destacou Riva.
Exposição - De 20 a 24 de maio, a Assembleia Legislativa, por meio do Instituto de Memória, realiza a exposição “Rondon – Herói mato-grossense”, no saguão principal. O evento vai destacar os feitos de Rondon como, por exemplo, de expedicionário, indigenista, cientista e de seu posicionamento político e suas condecorações mundiais e nacionais.
Em Cuiabá, há 40 anos, existe a Associação dos Amigos de Rondon. Ela é composta por pelo menos 60 pessoas. Eles se reúnem uma vez por ano, sempre no dia 5 de maio – data de nascimento do Marechal Rondon – quando é comemorado o Dia Nacional das Comunicações.
Na reunião, de acordo com Alencastro, são contados causos da vida de Rondon. Um deles, ele conta, foi à vinda em 1956 do Marechal a Mimoso. “Rondon fez um passeio a cavalo com os seus amigos. A cavalgada foi muito bonita, mas poucas pessoas conhecem a história de um ilustre cidadão mato-grossense, infelizmente”, disse Anibal Alencastro, membro da Associação.
Um fato que preocupa a Associação é a paralisação das obras do Museu Rondon em Mimoso. As obras, segundo Alencastro, começaram no governo de Dante de Oliveira, recebeu alguns investimentos na administração de Blairo Maggi, mas foi paralisada no governo de Silval Barbosa (PMDB).
“A Associação vê a paralisação com muita tristeza. O museu é mais uma atração para os turistas - de todo o mundo - que visitarão o Estado por causa da Copa do Mundo de 2014. É uma falta de respeito com Cuiabá e Mato Grosso. Rondon merece um museu especifico, até em Nova York (EUA) tem um museu, e a terra natal do marechal não o tem”, afirmou Alencastro.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114