Cuiabá | MT 05/05/2024
Política MT
Quinta, 16 de maio de 2013, 14h58

Silval e Baiano recebem demandas de Entidades de Reabilitação Visual


O governador Silval Barbosa e o deputado Estadual Baiano Filho (PMDB) se reuniram na manha de anteontem, 14.05, com os presidentes da Associação Mato-grossense dos Cegos (AMC) dos polos de Cuiabá, Rondonópolis, Vale do São Lourenço/Jaciara, Barra do Garças e Sinop, como também membros do Instituto dos Cegos (ICEMAT) e da Federação Mato-grossense dos Cegos.

 

Na pauta, reivindicações para a manutenção de serviços essenciais prestados pelas entidades aos milhares de deficientes visuais de Mato Grosso. Entre as buscas, a conquista de uma sede própria para a AMC, que hoje desenvolve suas atividades em um prédio locado na região do Porto; reforma e adequação das sedes regionais da associação; doação de veículos tipo “combe” para o deslocamento dos deficientes em suas atividades rotineiras; manutenção de professores para aulas de Braille; recontratação de fisioterapeuta para acompanhamento diário dos assistidos, e incentivo para a participação de atletas em competições Paralímpicas.

 

O presidente do Instituto dos Cegos e da Federação Mato-grossense de Desporto dos Cegos, Marcino Oliveira também cobrou o compromisso assumido pelo Governo do Estado para a reforma e adequação da quadra poliesportiva coberta do instituto, localizado no CPA III, setor IV. O projeto finalizado em R$ 210 mil foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cidades (SECID) e contempla a construção de vestiários, iluminação e arquibancadas.

 

A diretora do Centro de Reabilitação Louis Braille de Rondonópolis, Chirley Daiane da Silva também defendeu a reforma em caráter de urgência do prédio da instituição. Segundo Chirley, o barracão onde são realizados trabalhos manuais está em condição ainda mais precária, com ameaça inclusive de desabamento.

 

Diante das demandas, o governador Silval Barbosa se comprometeu em analisar as ações de acordo com as pastas afins e ao lado do deputado Baiano Filho encontrar a melhor maneira para atender as reivindicações.

 

Participaram da audiência o presidente do Instituto dos Cegos e da Federação Mato-grossense de Desporto dos Cegos, Marcino Oliveira; os presidentes da Associação nos polos de Cuiabá, Sandro Luiz; polo do Vale do São Lourenço, Manoel Trindade; do polo de Rondonópolis, Vanderley Ciris; a diretora do Centro de Reabilitação Louis Braille de Rondonópolis, Chirley Daiane da Silva; o delegado da Organização Nacional dos Cegos do Brasil (ONCB), Angelo, entre outros representantes das entidades responsáveis para habilitação e reabilitação dos portadores de deficiência visual em Mato Grosso.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114