Cuiabá | MT 28/04/2024
Política MT
Segunda, 01 de julho de 2013, 22h27

ALMT é a primeira do país a assinar termo de adesão ao Prêmio ODM


Lançamento da 5ª edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) foi a primeira do país a assinar o termo de adesão ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade que tem por objetivo incentivar, ampliar e dimensionar a participação da sociedade brasileira em prol do alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), conforme o o assessor da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Alberto Ribeiro, que esteve em Cuiabá representando o ministro Gilberto Carvalho, durante o Seminário da 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil realizado na última quinta-feira (27) no auditório Milton Figueiredo.

“De todos os legislativos estaduais do Brasil, a Assembleia de Mato Grosso é a primeira a assinar adesão ao ODM. Para nós foi uma grande surpresa e a Casa dá exemplo, pois possui projetos característicos que contribuem com os objetivos do milênio. Sem falar que neste ano está à frente da coordenação do Prêmio e tem desenvolvido um papel fundamental na criação dos núcleos regionais deste movimento pelo estado de Mato Grosso”, declarou Luiz Alberto.

Dentre os projetos destacados pelo assessor da Presidência que são desenvolvidos pela AL/MT estão os serviços prestados pelo Espaço Cidadania Papa João Paulo II. Neste local, a população pode conseguir documentos pessoais, como RG, carteira de trabalho e certidão negativa, sendo a primeira via gratuita, além de dar entrada em processos cíveis pela Defensoria Pública, tais como pedido de separação, de alimentos, entre outros.

Luiz Alberto também citou o programa Ambientação da AL, que promove desde ações de coleta seletiva, com destino dos recursos arrecadados com a doação de papel e papelão coletado na Casa para entidades beneficentes, bem como cursos de reciclagem, exposição de artesanatos com material reaproveitado até o plantio de mudas. “A Sala da Mulher é outra ação desta Casa de Leis que faz um trabalho muito bonito no social, com atividades que valorizam a mulher e também campanhas de combate a pedofilia”, ressaltou o representante nacional.

A frente da coordenação do lançamento da 5ª Edição do Prêmio ODM pela Assembleia, o superintendente do Planejamento Estratégico, professor Abílio Camilo Fernandes Neto, agradeceu o reconhecimento e destacou que a Casa vai trabalhar para a criação de cinco núcleos regionais até o final deste ano. Um deles é o da Baixada Cuiabana. “Estamos preparando para os dias 22 e 23 de agosto o Seminário de Avaliação da Carta de Mato Grosso e também a Oficina de Planejamento do Núcleo ODM Estadual e os regionais”, adiantou o professor Abílio.

As inscrições para participar da 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil, que acontece a cada dois anos, são gratuitas e estão abertas desde o último dia 9 de maio. Trata-se de uma iniciativa pioneira no mundo e foi proposto pelo Governo Federal na abertura da 1.ª Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, em 2004, para dar mais visibilidade e reconhecer projetos que ajudam o Brasil a cumprir as ODM. Os interessados têm até o dia 2 de agosto para se inscrever. Podem participar organizações sociais, entre elas, ONGs, universidades, fundações, empresas, sindicatos e movimentos sociais, além de prefeituras municipais.

Mais adesões - Durante a realização do Seminário, representantes de oito prefeituras mato-grossenses e de seis instituições também assinaram o termo de adesão. Dentre elas, as prefeituras de Cuiabá, Dom Aquino, Campo Verde, Poxoréu, Sinop, São José do Xingu, Jauru e Comodoro, além da Câmara de Vereadores de Cuiabá, Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Fundação André Maggi.

A prefeita de Jauru, Ernécia Monteiro, destacou que na sua cidade há uma cooperativa de agricultores familiares, que recebe incentivos de agroindústria para cultivo de hortas, entre outro. “Numa parceria, compramos alimentos do que é produzido na Cooperjauru para complementar a merenda escolar e distribuir cestas básicas a famílias carentes. Queremos muito contribuir com os ODM e também ter um núcleo regional deste movimento no Oeste de Mato Grosso”, afirmou a gestora municipal.

MNCS - O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS) foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas, igrejas, universidades, escolas e os governos para o alcance, até 2015, dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). São eles: acabar com a fome e a miséria; oferecer educação básica de qualidade para todos; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e estabelecer parcerias para o desenvolvimento. Esses objetivos foram estabelecidos em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU), em conjunto com 191 países, dentre eles, o Brasil.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114