Cuiabá | MT 28/04/2024
Política MT
Quarta, 03 de julho de 2013, 13h09

Saúde pública é discutida durante sessão


Deputados Walter Rabelo e Zé Domingos 


A situação do sistema de saúde em Mato Grosso pontuou as discussões na sessão vespertina de terça-feira (2). Segundo os parlamentares a preocupação é grande quanto aos serviços oferecidos à população. O deputado Guilherme Maluf (PSDB) destacou a greve dos servidores da saúde. “A paralisação não se trata apenas do atraso salarial, mas da falta de medicamentos na farmácia de alto custo”, destacou. O deputado José Domingos Fraga (PSD) reiterou que é inadmissível que a população carente que necessita do medicamento não tenha acesso ao remédio e precise recorrer a justiça. “Esse parlamento tem que tomar alguma providência. A população continua desassistida. Precisamos saber o que está acontecendo com a saúde do nosso Estado e resolver essa situação”, pontuou.

O deputado Antônio Azambuja (PP) reforçou que nesta quarta-feira (3) será realizada uma reunião da Comissão da Saúde, Previdência e Assistência Social com a Organização Social da Saúde (OSS). A Comissão convocou um representante do Instituto Pernambucano de Assistência à Saúde (IPAS) para explicar a questão do gerenciamento dos medicamentos que venceram na farmácia de alto custo.

Da mesma forma, o deputado Ademir Brunetto (PT) cobrou a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as falhas que resultaram no vencimento dos prazos de validade dos medicamentos.

O deputado Guilherme Maluf (PSDB) lembrou que a crise já afeta inclusive o Samu. O parlamentar explicou que se reuniu com uma comissão de servidores do Samu que denunciou a precariedade do sistema. De acordo com Maluf, os profissionais não têm medicamentos básicos para trabalhar. Falta por exemplo adrenalina, sedativos, gases medicinais, oxigênio, dentre outros.

A pedido do deputado José Domingos Fraga (PSD), o plenário aprovou indicações para o aumento de leitos de UTIs no Hospital Regional de Sorriso. A demanda foi confirmada durante audiência pública realizada no município. O deputado Sebastião Rezende (PR) também pediu leitos para o Hospital Regional de Rondonópolis.

Moção - Durante a sessão, os deputados aprovaram uma Moção de Congratulação, de autoria do deputado Emanuel Pinheiro (PR) pelo trabalho de inclusão social do projeto ‘Flauta Mágica’, que existe há 15 anos em Mato Grosso atendendo hoje mais de 700 crianças nos bairros Jardim Florianópolis, Jardim União, Aroeira e Ouro Fino. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114