Cuiabá | MT 28/04/2024
Política MT
Quinta, 04 de julho de 2013, 10h13

Riva pede vistas ao projeto que prevê eleição direta no TJ


Deputado apresentou emenda ao projeto, defendendo que a escolha do presidente do TJ seja feita pelo Tribunal Pleno e magistrados

Sessão Plenária Ordinária Matutina de 03/07/2013 

O deputado estadual José Riva (PSD) pediu vistas a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê eleição direta para a presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT). Durante a sessão matutina desta quarta-feira (3), o parlamentar também apresentou emenda ao projeto de autoria do deputado Emanuel Pinheiro (PR).

De acordo com a PEC, ficam aptos a escolher o presidente do TJ, os magistrados de primeiro e segundo graus, da ativa e os aposentados, além dos servidores efetivos do Poder Judiciário. Todos os membros do Tribunal Pleno podem se candidatar à presidência, segundo a proposta do republicano. Atualmente, a escolha do presidente acontece apenas pelos 30 magistrados que participam do Pleno do Tribunal.

Riva apresentou emenda sugerindo que a escolha do presidente do Poder Judiciário seja feita pelos desembargadores, exceto os cargos de corregedoria, e pelos magistrados em atividade de primeiro e segundo graus.

“Compete privativamente ao Tribunal de Justiça, eleger seu órgão diretivo, por maioria absoluta e voto direto, secreto e paritário, dentre os membros do Tribunal Pleno, exceto os cargos de corregedoria, por todos os magistrados em atividade de primeiro e segundo graus, da respectiva jurisdição, para o mandato de dois anos, permitindo uma recondução”, diz a integra da emenda proposta pelo parlamentar.

Na avaliação de Riva, a PEC apresentada pelo deputado Emanuel Pinheiro é importante, em função da intenção de democratizar o processo de escolha do presidente do Poder Judiciário, permitindo a participação dos juízes neste processo. “É um debate importante, no momento em que tudo se aperfeiçoa, que as mudanças são necessárias, o deputado republicano propõe a eleição direta no TJ. Fiz a emenda mantendo a essência da proposta, mas restringindo a escolha aos magistrados da ativa, não incluindo os inativos e servidores”, explicou.

O deputado Emanuel Pinheiro destacou a importância da PEC e reforçou a necessidade de mudanças no processo de escolha do presidente do TJ. “Acredito que seja importante a participação dos servidores, pois no Poder Legislativo, já somos eleitos pelo voto universal, direto, secreto e periódico, então os servidores desta Casa de Leis também são eleitores para a nossa escolha. No Executivo, a escolha também é pelo voto universal, direto, secreto e periódico, contando com a participação dos funcionários públicos que ajudam na escolha do chefe do Poder Executivo. No Judiciário, é fundamental para a manutenção do estado democrático de direito, a democracia interna na escolha do seu dirigente, com a discussão de um projeto de governo, com todo o corpo de funcionários”, defendeu.

VISTAS – Riva pediu vistas ao projeto alegando que vai debater a proposta com os demais parlamentares ainda nesta quarta-feira. “Tenho conhecimento de que a bancada do PMDB vai votar não à PEC, o que seria suficiente para derrubar a matéria nesta sessão, pois temos 16 parlamentares em plenário, no limite para a aprovação, sendo três peemedebistas", justificou Riva.

O deputado afirmou que a PEC representa avanços e por isso, defendeu inclusive a discussão do assunto com representantes do Tribunal de Justiça.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114