Cuiabá | MT 28/04/2024
Política MT
Quinta, 04 de julho de 2013, 20h59

Português elogia ação da PF, mas se preocupa com efetivo


Dep. Airton Rondina -Português 


O deputado estadual Airton Português (PSD) elogiou a ação realizada pela da Polícia Federal em Poconé (100 km de Cuiabá), na manhã de quarta-feira (3), quando apreendeu 413 quilos de cocaína, US$ 750 mil e um avião bimotor. Houve confronto e dois traficantes morreram baleados.

Com essa apreensão, somam-se quase uma tonelada de cocaína e pasta base apreendidas em menos de dois meses em Mato Grosso. Outra operação mais recente também ocorreu em Poconé. Conforme a PF, a droga veio da Bolívia.

Porém, ao mesmo tempo em que reconheceu o esforço dos agentes, o deputado se mostrou preocupado com a quantidade de drogas que chegam de avião em Mato Grosso e não são apreendidas.

Conforme relatório obtido pelo deputado por meios legais junto à Polícia Federal, nas operações realizadas somente são apreendidos somente 20% de toda droga que passa por Mato Grosso.

Isso quer dizer que desses quase mil quilos apreendidos em dois meses, passaram pelo Estado cerca de 5 toneladas. “Isso é preocupante porque aponta falta de efetivo, apesar de os agentes realizarem excelente trabalho de inteligência, mas é necessária maior atenção do governo federal em aumentar o número de agentes, principalmente na fronteira”, disse o deputado.

Português é um dos deputados que mais se destaca em ações sobre segurança pública na fronteira. Realizou em outubro do ano passado em Cáceres (220 km de Cuiabá) uma audiência pública para discutir investimentos dos governos federal e estadual naquela região.

Também é de autoria do deputado Português abaixo-assinado para instalação de uma Base Aérea em Cáceres. O parlamentar entende que a criação de uma unidade da Aeronáutica vai barrar a entrada de aeronaves suspeitas em Mato Grosso por causa do tempo resposta de abordagem.

Bases aéreas que podem atender a fronteira com a Bolívia ficam em Manaus (AM), Campo Grande (MS) e Anápolis (GO). Para chegar na região de Cáceres, uma aeronave demoraria cerca de 45 minutos e isso é tempo suficiente para avião com traficantes alcançarem Mato Grosso.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114