Cuiabá | MT 15/05/2024
Política MT
Quinta, 25 de julho de 2013, 15h21

Agentes de Administração Fazendária da Sefaz se reunem com Ezequiel



Uma comitiva formada por agentes de Administração Fazendária da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) se reuniu com o deputado estadual Ezequiel Fonseca (PP) na manhã dessa quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa, com objetivo de pedir apoio do parlamentar na resolução dos problemas enfrentados pela categoria.

A reivindicação principal é quanto ao cumprimento imediato da decisão judicial transitada em julgado desde 2001, em razão do descumprimento do acordo extra-judicial celebrado com o governo do Estado em 2008 e alterado unilateralmente, segundo eles, em 2011 pelo atual governo, excluindo a isonomia salarial.

“O governo Silval revogou o principal artigo da lei que dava isonomia à categoria, demonstrando falta de interesse em resolver a situação”, destacou a agente de Administração Fazendária, Vanda Helena.

No entanto, o próprio governo reconhece a decisão judicial de isonomia ao promulgar a LC 497/2013 que concedeu aos agentes a prerrogativa de análise de processos administrativos tributários, ratificando a prática existente a partir de 2008 até a presente data, cujo montante de processos analisados beiram a casa de aproximadamente um milhão de processos na Sefaz.

Com os direitos violados desde 2001, ano em que foi publicada a primeira decisão judicial, e após o trânsito em julgado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2011, a categoria aguarda o deferimento do Juízo da Fazenda Pública, responsável pelo cumprimento da decisão do STJ.

De acordo com os agentes fazendários, Teodorico Campo de Almeida e José Ferino de Souza, a categoria está disposta a buscar todos os meios administrativos, sejam do Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como, se necessário, o Conselho Nacional de Justiça a fim de que o direito da categoria seja efetivado.

Segundo os agentes fazendários presentes na reunião, o apoio do deputado é fundamental nesse processo, uma vez que como representante do Legislativo tem a prerrogativa constitucional de fiscalizar e representar interesses coletivos.

Na ocasião, o deputado Ezequiel se mostrou sensível à questão e ressaltou que estará buscando mecanismos com intuito de resolver o problema enfrentado há décadas pelos servidores. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114