Cuiabá | MT 27/04/2024
Polícias
Quarta, 30 de abril de 2014, 14h53

Central de Conciliação de Cuiabá tem agenda cheia


Mutirões de empresas telefônicas, aéreas, universidades, seguradoras e também órgãos públicos lotam a agenda da Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Cuiabá para o ano de 2014. Nos próximos oito meses, até dezembro, pelo menos 18 novos mutirões já estão agendados, com uma média de baixa de 150 processos por evento. A juíza Adair Julieta da Silva, responsável pela Central, considera este grande volume de trabalho um sucesso do setor.

“A conciliação é a melhor forma de resolver os problemas e a população está desenvolvendo esta consciência, tanto que percebemos grande número de mutirões e também uma procura significativa pela resolução dos problemas ainda na fase pré-processual, isto é, antes do processo. Estamos caminhando para deixar nos Juizados Especiais somente as causas mais complexas e as demais podemos resolver pela Central, em Cuiabá”, explica a magistrada.

A Central de Conciliação foi instalada em 2012 e está localizada no Fórum Desembargador José Vidal, em Cuiabá. As ações ali julgadas são causas que ainda não têm processos na Justiça comum (fase pré-processual) ou processos enviados das varas ou juizados para a realização de mutirões. Assim como nos juizados, é facultativa a constituição de advogado para as ações.

De acordo com Adair Julieta, a Central resolve de forma rápida os problemas mais simples, isto porque todos os trâmites são facilitados para propiciar a resolução das causas. “Por exemplo, quando um pai que não estava pagando a pensão resolve acertar as contas, ele e a mãe da criança podem vir até a Central e resolver a situação de forma segura, com a homologação da juíza”.

Ela afirma ainda como ponto positivo da Central de Conciliação a existência de conciliadores e promotores próprios e à disposição da população para imprimir celeridade nas ações. Outra questão relevante é a pauta de audiências rápida. “Na Justiça comum, com a grande quantidade de processos existentes, essa ação pode demorar pelo menos um ano. Outro ponto importante é que a intimação é feita pela própria parte, o que evita as várias citações e citação por edital, ações que demandam tempo”.

Neste ano já foram realizados sete mutirões, sendo eles, Trip e Azul (março), TAM (março), Banco do Brasil (março), Dpvat (março), Bradesco (abril) e Oi (abril). Até o final deste ano pelo menos mais 17 mutirões já estão agendados.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114