Cuiabá | MT 13/05/2024
Polícias
Segunda, 19 de maio de 2014, 08h17

MPE realiza formatura de 21 recuperandas beneficiadas em curso profissionalizante


Após dois meses de dedicação, 21 reeducandas receberão o certificado de conclusão do curso profissionalizante em salgadeiro. O evento será realizado na próxima quarta-feira (21.05), às 14h, na Cadeia Pública Feminina de Rondonópolis. A iniciativa faz parte dos trabalhos realizados pela Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas (CAPEX), através do núcleo da Promotoria de Justiça de Rondonópolis, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Essa é a segunda turma de alunas participantes de curso profissionalizante na Cadeia Pública Feminina. O primeiro foi de aplicador de revestimento cerâmico. Através de transações penais, realizadas através de parceria entre Ministério Público, Justiça Estadual e empresas, celas foram reformadas para que os cursos pudessem ser realizados.

Conforme o promotor de Justiça da área de Execução Penal, Henrique Schneider Neto, coordenador da iniciativa na Comarca, o objetivo deste trabalho é promover a qualificação de recuperandas em regime fechado, semiaberto e também de pessoas beneficiadas pelas penas e medidas alternativas, auxiliando na diminuição da reincidência criminal e inserção no mercado de trabalho com qualificação profissional.

Desde o início dos trabalhos, foram abertas seis turmas de vários cursos, totalizando 120 alunos, entre homens e mulheres. Atualmente, está sendo ministrado, no auditório da Promotoria de Justiça de Rondonópolis, o curso de instalador de sistemas eletrônicos de segurança, com previsão de término em junho. As demais qualificações foram realizadas na sede das Promotorias de Justiça de Rondonópolis, Penitenciária Major Eldo Sá Correia - Mata Grande, Cadeia Pública Feminina e Associação Beneficente Nossa Senhora de Fátima Comunidade Terapêutica – Casa Esperança.

Além do promotor de Justiça, a equipe responsável pelo acompanhamento dos trabalhos, é formada por uma assistente social, uma psicóloga e um motorista. Para o desenvolvimento dessas atividades foi firmada uma parceria com a juíza da 4ª Vara Criminal de Rondonópolis, Tatyana Lopes de Araújo Borges, bem como, empresas privadas que fizeram a doação de materiais de construção. A proposta é abrir novas turmas de outros cursos, dando continuidade ao projeto de qualificação profissional reinserção social dessas pessoas.

CAPEX : O projeto foi elaborado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, em parceria com o Ministério da Justiça que criou a Central de Acompanhamento e Fiscalização da Execução de Penas e Medidas Alternativas (Capex) em Cuiabá e Rondonópolis. A meta é que até junho desse ano, 430 atendimentos sejam prestados. Até o mês passado, 96,98% da meta já havia sido alcançada, totalizando 417 pessoas beneficiadas. Os números revelam que o projeto está no caminho certo, e que muitas outras vidas podem voltar a brilhar.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114