Cuiabá | MT 26/04/2024
Polícias
Quinta, 24 de julho de 2014, 18h31

Judiciário entrega novo Fórum para Mirassol


Acaba de ser inaugurado o novo Fórum da Comarca de Mirassol D’oeste (300 km a oeste de Cuiabá). A nova estrutura foi entregue à população pelo Poder Judiciário na manhã desta quinta-feira (24 de julho) e é a primeira grande obra inaugurada pelo presidente do TJMT, desembargador Orlando Perri, nesta gestão. A obra vai proporcionar mais conforto aos servidores, magistrados e cidadãos, o que reflete diretamente na qualidade da prestação jurisdicional.

Desde que assumiu a Presidência do TJ, em março de 2013, Perri fez um acordo com a sociedade de implantar ações que melhorassem a entrega da Justiça, que proporcionasse mais celeridade nos julgamentos e também que fortalecesse a imagem do Poder Judiciário. A entrega do novo prédio integra os trabalhos desenvolvidos para honrar o compromisso e ainda trabalha a valorização de magistrados e servidores.

Durante o pronunciamento, Perri lembrou que o novo Fórum não é apenas mais conforto para os servidores e magistrados, mas também para a população e para os operadores do direito. “O novo Fórum é um empreendimento moderno seguindo os padrões estipulados pelo CNJ e vai proporcionar melhor acomodação para a população que busca a Justiça. Ele vai substituir o antigo prédio que já não estava comportando a estrutura da Justiça na cidade. Quanto ao antigo prédio, ele será cedido para a Prefeitura, por comodato, para que seja viabilizada a instalação da Unemat na cidade”.

A juíza diretora do Fórum, Edna Ederli Coutinho, lembrou que a população e serventuários da Justiça estão muito felizes por receber um presente deste porte da administração do TJMT. Segundo a magistrada, a nova edificação é “magnífica” e com certeza irá atender de forma mais efetiva os jurisdicionados. “Eu acredito que este é um dos prédios mais bonitos da Justiça Estadual, além de ser muito funcional e aconchegante. Esta estrutura não tem comparação com a anterior. Ontem nós fomos dar uma volta no antigo prédio e ficou mais nítido ainda o quanto são precárias as instalações”.

A magistrada lembrou ainda que a comarca foi inaugurada em 1982 e no início das atividades a Justiça funcionou em prédios alugados e depois de alguns anos mudou-se para a antiga edificação, adaptada de um hospital local desativado.

Presente na inauguração, o prefeito José Rubens Gouveia Lima ressaltou que além da funcionalidade, o prédio está trazendo uma nova perspectiva estratégica para a sociedade, que consegue ser percebida facilmente pela sociedade. “Nós percebemos empresários migrando para a área onde o prédio foi construído e respeitando o conceito de sustentabilidade utilizado pela nova estrutura do Judiciário. Esta obra é um verdadeiro investimento na cidade e na população local.

O evento contou com a presença da desembargadora Clarice Claudino da Silva, coordenadora do Núcleo de Solução e Conflitos, dos juízes, do prefeito e das autoridades locais.

O novo prédio - O espaço conta com 10 mil m² de área total, sendo 2,8 mil m² de área construída. Neste espaço são abrigadas as secretarias das varas e gabinetes. Também foram instaladas uma sala de depoimento sem dano, que permite ouvir crianças vítimas de abuso de forma mais humanizada, e o Centro Judiciário de Solução e Conflitos, que resolve causas processuais ou pré-processuais utilizando a conciliação e mediação.

A diretora do Fórum, juíza Edna Ederli Coutinho, ressaltou que o novo espaço oferece mais acessibilidade aos cidadãos, com rampas de acesso e placas informativas. “Hoje nós temos estrutura para abrigar todos os serviços que precisamos entregar à população”, explica a juíza.

Centro Judiciário – Dentre as programações previstas para a inauguração do novo espaço, houve a instalação do Centro Judiciário de Solução e Conflitos. Para o local serão encaminhados os processos que podem ser resolvidos com conciliação e que atualmente tramitam nas duas varas existentes. No local é possível resolver demandas de forma bem mais rápida utilizando acordo entre as partes.

“Com a instalação do Centro foi inaugurado hoje em Mirassol a era da cordialidade, do bom senso e principalmente da fraternidade. A grande massa dos processos que abarrotam as nossas estantes pode sim ser resolvidos pelo diálogo. Os Centros têm se mostrado de grande valia e, pelos resultados, o presidente tem afirmado positivamente quanto à interiorização cada vez mais da estrutura no Estado”, explica a desembargadora Clarice Claudino da Silva, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114