Cuiabá | MT 29/04/2024
Polícias
Terça, 15 de setembro de 2015, 19h18

TJMT promove capacitação em educação ambiental


O Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça de Mato Grosso realizou uma capacitação em educação ambiental para aproximadamente 140 prestadores de serviços gerais da limpeza, copa e jardinagem. O curso foi realizado no Auditório do TJMT, no último sábado (12 de setembro).

A capacitação apresentou noções sobre conscientização ambiental e noções gerais de medidas voltadas à melhor utilização e racionalização de água e energia elétrica. Nesta primeira etapa do projeto, o intuito é de capacitar os participantes a serem "sentinelas da racionalização", ou seja, serem colaboradores na redução dos gastos de água e energia, e do uso consciente dos aparelhos de ar-condicionado. Esses profissionais estão em contato diário com todos os setores do Tribunal e Anexo e podem ajudar a monitorar o desperdício ou a má utilização desses recursos.

De acordo com a instrutora, a analista judiciária Mara Fernanda Florêncio, o curso rápido tem a finalidade de sensibilizar os colaboradores quanto às práticas sustentáveis. “Nesse primeiro momento daremos dicas para a economia de energia, água, copos e papeis. Porque precisamos falar de sustentabilidade, mas principalmente colocar em ação essas ideias no Judiciário”, pontua.

Os prestadores de serviços foram os primeiros a serem orientados sobre como vai ser a campanha de racionalização, porque em sua rotina de trabalho não possuem acesso a computadores e intranet, onde são veiculadas as notícias e as campanhas voltadas para o público interno. “Não tem como fazer processo de conscientização sem envolvê-los”, frisou a gerente do Núcleo Socioambiental do TJMT, Priscilla Daleffe.

Segundo Priscilla, essa foi a primeira grande ação do núcleo, criado em 29 de junho de 2015, por meio da Portaria nº 385, com intuito de cumprir o que determina a Resolução 201 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A resolução determina que os tribunais realizem a conscientização e mudança de hábito dos servidores para racionalizar os custos com esses serviços.

Para Carolina de Jesus da Luz, que participou da capacitação, o curso terá grande valia, pois trata da realidade vivida em todo o País. “É melhor prevenir que consumir sem medidas. Temos que reduzir o consumo de energia e água que já são racionadas em várias partes do Brasil. Com certeza faremos nossa parte, agora a responsabilidade também é nossa”, destaca.

Já o prestador de serviço Danilo Nascimento Gonçalves considera que é possível pôr em prática a sustentabilidade. “Vai demorar um pouco para que todos se adequem a esse programa de educação ambiental. Entretanto, com o tempo todos vamos conseguir, basta um pouquinho de esforço de cada um de nós”, acrescenta.

A capacitação ambiental será uma ação permanente e já estão previstos novos cursos e palestras. A próxima etapa do projeto será a capacitação dos servidores efetivos do tribunal. Os servidores das comarcas também serão convocados a aderir ao projeto. No interior, eles serão capacitados por meio de videoconferência.

Enquanto a estrutura está sendo montada para a realização do curso na modalidade à distância, a servidora Waléria Martins Viera, do Núcleo de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJMT, vai aproveitar as viagens para trabalhar a conciliação nas comarcas e levar orientações ambientais às unidades. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114