Cuiabá | MT 09/05/2024
Polícias
Sábado, 07 de novembro de 2015, 10h44

Policiais da DHPP aperfeiçoam técnicas operacionais em curso do GOE


Setenta servidores da Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção a Pessoas (DHPP), da Polícia Judiciária Civil, concluíram nesta sexta-feira (06.11), treinamento ministrado pela Gerência de Operações Especiais (GOE). A capacitação foi dividida em quatro turmas e aprimorou técnicas policiais, com aulas teóricas e práticas, para delegados, investigadores e escrivães.

Os policiais receberam instruções de CQB (combate em ambiente confinado), visando o cumprimento de mandado de busca e de prisão de alto risco, tiro policial e abordagens policial em veículos, edificações e de suspeitos, além de ensinamentos para sobrevivência policial.

O treinamento ofertado ao efetivo da DHPP será complementado com mais 16 horas de curso, ministrado pela Diretoria de Inteligência, sobre técnicas de inteligência policial, no 1ª Curso Básico de Táticas Policiais com Ênfase na Investigações Policial na Investigação Policial Alicerçada em Técnicas de Inteligência, que inicia nesta segunda-feira (09.11). O será ministrado por servidores da Inteligência da PJC.

Ao final de toda a qualificação, completando 40 horas/aulas, os policiais receberão certificado da Academia da Polícia Civil (Acadepol). A delegada Anaíde Barros, que também concluiu o curso do Goe, disse que o treinamento foi muito importante para os trabalhos da Especializada, e que além de atualizar técnicas renovou os ânimos dos policiais para as investigações do dia a dia. “Estamos buscando a padronização dos nossos procedimentos e cursos como esse deveriam ocorrer com maior frequência para que o policial esteja atualizado, pois o risco da atividade necessita que o investigador, delegado e o escrivão, dominem essas técnicas para sua própria segurança. Além disso o curso amplia o relacionamento interpessoal", afirmou.

Também participaram da capacitação um investigador de Rondonópolis e um escrivão de Sorriso e o delegado Roberto Pereira Amorim, titular da 1ª Delegacia de Polícia e da Central de Ocorrências. "Há muitas técnicas novas, mais avançadas e precisamos acompanhar, assim como termos domínio da arma. Temos que estar treinado e melhorar nossa qualificação, seja qualquer profissional. Queria agradecer ao Goe que se dispôs a transmitir esse conhecimento", destacou Roberto.


O investigador da DHPP, Sancler Soares, que já atuou na Força Nacional, também destacou a importância do treinamento frequente e ter o conhecimento e manutenção da arma que o

policial utiliza. "Nos que trabalhamos no operacional é muito difícil fazer um curso de reciclagem. O policial de rua precisa estar revendo, aprender novas técnicas e ter o domínio delas para o uso diário", declarou.

A escrivã Neuliane do Prado e Silva, que também esteve na Força Nacional, disse que como escrivã também acompanha operações policiais de cumprimento de mandados de busca e prisão. "Nunca tinha feito esse curso de CQB e percebo de grande importância conhecer esses procedimentos para as ações do dia a dia. O policial necessita desse conhecimento para sua segurança", destacou.

O investigador do Goe, Keison Soares de Souza, que ministrou uma das instruções de CQB (Combate em Ambiente Fechado), destacou a importância de nivelar as técnicas policiais e também conhecer novas. "São técnicas de combate em ambiente fechado para quando se vai efetuar mandados de busca e prisão com segurança do policial. É um método usado para fazer a busca em residências, em áreas urbanas e rurais. Seu objetivo maior é preservar a vida do policial, diminuir o risco de morte dele no ambiente, principalmente no cumprimento de mandado de alto risco", disse.

Para o delegado Fausto José Freitas da Silva, a falta de capacitação e aperfeiçoamento constante faz com que o policial esqueça técnicas importantes e isso o coloca em situação de risco. "É fundamental a capacitação em qualquer área da polícia, em qualquer delegacia que você trabalha tem situações operacionais, cumprimento de mandados de busca, de prisão. E esse treinamento profissionaliza nossa atividade e nos faz perceber que fazemos o trabalho sem muita técnica, por isso vejo que a continuidade e periodicidade como necessária. Temos na Polícia pessoas extremamente capacitadas como os policiais do Goe, para transmitir esse conhecimento", finalizou.

O mesmo curso será realizado com policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), de Cuiabá.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114