Cuiabá | MT 19/05/2024
Polícias
Sábado, 05 de dezembro de 2015, 09h09

Integração das forças alcançam resultados positivos em Primavera do Leste


A integração das forças de Segurança para ações repressivas no município de Primavera do Leste (231 km ao Sul) está contribuindo para queda dos indicadores de criminalidade, principalmente os homicídios. De 44 crimes registrados ano de 2014 baixou para 14 mortes até o mês de novembro de 2015, todos com autoria identificada e muitos dos autores presos.

Em onze meses, no município, foram presas 431 pessoas, instaurados 786 inquéritos policiais e concluídas 582 investigações. Também foram lavrados 213 termos circunstanciados de ocorrências (TCO). As prisões são oriundas de ações das Polícias Civil e Militar no combate à criminalidade.

As investigações dos assassinatos estão a cargo da Delegacia de Polícia do município, que mantém 100% de esclarecimentos dos homicídios dolosos, ocorridos em 2015. Alguns casos, segundo a Delegacia, aguardam finalização de diligências probatórias para o encaminhado do inquérito à Justiça. Além dos crimes ocorridos na cidade de Primavera do Leste, a Delegacia assumiu investigações de crimes praticados em Poxoréu, os quais foram atendidos pela equipe devido à proximidade, como foi à morte de José Adjailso Matias, ocorrido no dia 27 de setembro deste ano, no Vale Verde, região das furnas do bairro São José, que pertence ao município de Poxoréu. Dois autores foram presos em flagrante devido ação da Polícia Civil.

“Criamos em nossa Delegacia um plantão diário de atendimento de local de crimes e primeiras diligências para homicídios”, disse o delegado Adriano Marcos Alencar.

Os crimes de roubos e furtos também apresentam redução. De janeiro a outubro foram 710 furtos e 172 roubos. No mesmo período de 2014, a Polícia registrou 205 roubos e 1008 furtos. O tráfico de drogas é medido pelo número de ocorrências em que as Polícias atuaram, pois o registro só ocorre com a apreensão ou prisão. Foram 43 ações contra o tráfico contra 27 em 2014. Neste caso, a ajuda da população com denúncias é fundamental.

De acordo com o delegado regional de Primavera do Leste, Fernando Vasco Spinelli Pigozzi, a redução dos crimes patrimoniais é fruto da união das forças policiais. "Foram várias ações conjuntas, prisões e apreensões de vários infratores, inclusive de menores em prática de ato infracional, sendo que por vezes prendemos estes infratores da Lei mais de uma vez, contudo nossa missão é prender quantas vezes for necessária", afirmou.

Conforme o delegado, a percepção de segurança melhorou muito na região, devido a essas ações da Segurança Pública. “Hoje temos uma resposta efetiva tanto da Polícia Civil quanto da Polícia Militar nos crimes praticados. É visível o reconhecimento da sociedade”, destacou Pigozzi.

Para os delegados de Primavera, Rafael Fossari, Rafael Diniz Adriano Marcos Alencar, a eficiência da polícia no combate a criminalidade é parte de um planejamento iniciado em 2014, quando a Polícia Civil passou desenvolver ações mais operacionais, investigações pontuais nos crimes e prender criminosos que estavam a abalar a paz social, como também maior integração das forças de Segurança Pública do município (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Politec), e demais organismos civis e instituições como o Poder Judiciário, Ministério Público, GGI, Prefeitura, Conselho Tutelar, Conselho da Mulher.

"Buscamos um trabalho de parcerias realizando diversas operações policiais para redução de todos os tipos de praticas de crimes: homicídios, roubos, furtos, tráfico de drogas", disse o delegado Rafael Fossari.

Canais que facilitam a comunicação e contato da sociedade foram criados pela Polícia Civil para que o cidadão possa relatar crimes e assim, a polícia agir proativamente. Uma dessas ferramentas é a página da Polícia Civil de Primavera no Facebook, na qual são divulgadas as ações locais. Outro meios de recebimento de denúncias e informações rápidas são pelo plicativo Whatsapp (9683-0197), pelo 197 e contatos pessoais que vários moradores têm com os policiais.

"Temos recebidos várias informações da população que depois de trabalhadas resultaram em diversos crimes esclarecidos. Temos dito no linguajar policial que a população é nosso 'terceiro policial' nas investigações", revela o delegado Adriano Marcos Alencar.

Atuam em Primavera do Leste os delegados Rafael Fossari e Rafael Diniz, lotados na Delegacia de Roubos e Furtos, e o delegado Adriano Marcos Alencar, pela Delegacia Municipal. As unidades contam com apoio de um núcleo de inteligência, que tem como responsável, o delegado Rafael Fossari. Todos estão subordinados ao delegado regional, Fernando Vasco Spinelli Pigozzi. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114