Cuiabá | MT 18/05/2024
Polícias
Terça, 29 de março de 2016, 07h01

Projeto Ribeirinho Cidadão é destaque na Revista dos Tribunais


O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) integra a Revista do Conselho dos Tribunais de Justiça de março de 2016, na seção ‘Pelos Tribunais’. Na primeira parte a revista destaca o projeto Ribeirinho Cidadão e, na segunda, os 142 anos da Corte, que sempre trabalhou com foco no cidadão. Ambas as publicações têm cunho social e de prestação de serviço ao jurisdicionado.
 


O Ribeirinho Cidadão, em sua nona edição em 2016, levou atendimentos por meio de consultas médicas e odontológicas, assistência jurídica, realização de audiências de conciliação de conflitos, expedição de documentos, realização de casamentos e divórcios, entre outros serviços, com a participação de diversos parceiros.

O principal foco desta ação é o deslocamento de toda a equipe em trajetos fluviais e terrestres para atender comunidades ribeirinhas, localizadas em regiões de difícil acesso.

Ao todo, neste ano, foram 46 comunidades visitadas. Na parte fluvial foram 26 (primeira etapa) e na parte terrestre (segunda etapa), outras 20. Na matéria, além das histórias de pessoas atendidas, há o relato de um dos coordenadores do projeto, o juiz José Antonio Bezerra Filho, que mostra a importância do Ribeirinho, como foi pensado e a dimensão que tomou justamente pela causa em si: de levar cidadania a quem mais precisa.

Na segunda matéria, a revista traz uma viagem pelo tempo, desde os idos de 1874, quando quatro desembargadores foram nomeados pelo imperador e, assim, o TJMT foi instalado. Ao longo de mais de 14 décadas as mudanças e evoluções implementadas sempre tiveram como foco o cidadão.

Com fotos do acervo do Espaço Memória do Tribunal de Justiça, a publicação traz imagens como a da primeira sede, uma sessão do TJMT datada de 31 de janeiro de 1936, a quinta sede do Judiciário, já no Centro Político Administrativo de Cuiabá, onde está situado até os dias de hoje, bem como outras ilustrações das instalações recentes do Tribunal, a exemplo da Galeria de Presidentes, entre outras.

A publicação mostra o crescimento de forma constante e, consequentemente, a necessidade do aumento do número de pessoas qualificadas para cuidar dos processos que chegavam ao Judiciário mato-grossense. Tudo em prol do cidadão, na busca constante da celeridade na prestação jurisdicional.

Confira a publicação aqui




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114