Cuiabá | MT 01/05/2024
Polícias
Quarta, 15 de junho de 2016, 08h47

Operação Tarja Preta combate desvios de medicamentos da farmácia municipal de Naviraí/MS


Campo Grande/MS – A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União e o Ministério Público Federal, deflagrou hoje (15/6) a Operação Tarja Preta, para investigar esquema de desvios de medicamentos da farmácia municipal de Naviraí/MS. Também é investigado um grupo criminoso que atuava na Gerência de Saúde da Prefeitura Municipal. Ele é acusado de usar politicamente a farmácia para promover os desvios e beneficiar pessoas relacionadas a ele.

Cerca de 90 policiais federais e 10 servidores da Controladoria Geral da União deram cumprimento a 17 mandados de busca e apreensão, a 12 mandados de condução coercitiva e 2 sequestro de bens de investigados. As medidas estão sendo cumpridas nos municípios de Campo Grande, Naviraí e Três Lagoas/MS.

As investigações foram iniciadas em 2015, com a constatação da existência de um grupo ligado politicamente ao chefe do Executivo daquele município. De acordo com o que foi apurado, os gestores municipais promoveram desvios de medicamentos e realização de outros gastos relacionados com a aplicação de recursos federais repassados pelo Ministério da Saúde, por intermédio do Fundo Nacional de Saúde. Por meio desse programa, eram adquiridos medicamentos relacionados no Programa de Atenção Básica em Saúde, produtos consumidos principalmente pela população carente.

Foi constatada que a farmácia municipal era usada politicamente por servidores públicos que, mediante a prática de corrupção e fraudes, desviavam medicamentos: os investigados promoviam um fornecimento direcionado a “apadrinhados”. Levantamentos preliminares da CGU detectaram, em apenas um ano, fraude superior a R$ 500 mil, valor esse que pode aumentar em razão das buscas e apreensões de documentos encontrados durante a ação policial.

Os materiais objetos das buscas e apreensões serão encaminhados à Delegacia da PF em Naviraí/MS. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114