Cuiabá | MT 08/05/2024
Polícias
Quarta, 03 de novembro de 2010, 19h58
Cidadão

Justiça define audiências sobre conciliação em Direito Bancário em MT


Magistrados das Varas Especializadas em Direito Bancário da Comarca de Cuiabá ultimam os preparativos para a semana de conciliação nas varas, que começa na próxima segunda-feira, dia 08, e estende-se até o dia 11 de novembro. Até o momento, estão agendadas 30 audiências que integrarão os esforços pela conciliação no âmbito do direito bancário.

A movimentação envolverá a discussão de ações em tramitação que tenham no pólo passivo o banco Basa. A maioria dos processos referem-se a revisões contratuais, pedidos de indenização, ações monitórias, ações de rescisão de contrato e declaratória de nulidade de débito. “O banco informa quais processos são passivos de acordo e eles são incluídos na pauta de audiências”, esclareceu a juíza Adair Julieta da Silva, da Terceira Vara Especializada em Direito Bancário da Comarca de Cuiabá, e organizadora do mutirão.

De acordo com a juíza, a mobilização em torno do direito bancário será mais uma contribuição à Semana Nacional de Conciliação, que acontecerá no período de 29 de novembro e 3 de dezembro, cuja organização está a cargo da Comissão Estadual pela Conciliação, presidida pela juíza Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva. Para a semana nacional, já estão definidas as seguintes participações: na Comarca de Cuiabá somam 344 processos, sendo 234 na varas de direito bancário, 18 nas varas cíveis e 92 nos juizados especiais; na Comarca de Várzea Grande, outros 44 processos integram a pauta de audiências, sendo 33 em varas cíveis e 11 em juizados especiais. Outros três processos foram separados nas Comarcas de Rondonópolis (212km a sul de Cuiabá), Primavera do Leste (231km a sul) e Sapezal (480km a noroeste).

“Trata-se de um esforço comum pela conciliação”, destaca a juíza Adair Julieta da Silva, sublinhando que a conciliação interessa a demandantes, demandados e ao Poder Judiciário. “Antes não tínhamos isso e esse é um diferencial importante na entrega jurisdicional e no fomento à cultura da conciliação”, salientou.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114