Cuiabá | MT 19/05/2024
Polícias
Segunda, 29 de novembro de 2010, 16h52

III Mutirão do Tribunal do Júri começa hoje


O III Mutirão do Tribunal do Júri da Comarca de Várzea Grande começa nesta segunda-feira (29 de novembro) e se estende até a próxima sexta-feira (3 de dezembro), período em que 74 acusados de crimes dolosos contra a vida (homicídio e tentativa de homicídio) serão submetidos à apreciação perante o júri popular. Os julgamentos ocorrerão simultaneamente em nove locais e envolverão 12 juízes, 225 jurados, 35 advogados, defensores públicos, promotores de Justiça e testemunhas.

A juíza titular da Primeira Vara Criminal da Comarca de Várzea Grande, Maria Erotides Kneip Baranjak, que coordenada o mutirão, ressaltou a importância da Semana, que contribui para reduzir o número de processos em trâmite. A iniciativa também demonstra à sociedade que o Poder Judiciário está cumprindo seu papel, ofertando uma resposta à população.

Entre os julgamentos consta o processo de um ex-delegado de polícia. Ele é acusado de assassinar um de seus informantes. De acordo com os autos, no dia 30 de dezembro de 1995, acompanhado de outros dois homens, ele teria algemado e executado a vítima com dois tiros. Ainda segundo as investigações, o crime teria sido uma queima de arquivo, já que a vítima teria sido contratada pelo próprio delegado para efetuar outros dois assassinatos.

Para Valéria Gomes da Silva, que teve um filho assassinado, o julgamento do acusado de praticar o crime contra seu filho representa a efetivação da Justiça. “É muito bom a realização do julgamento. Meu filho era trabalhador, carinhoso... Agora ele não volta para casa, mas pelo menos o júri poderá punir quem tirou a vida dele”, afirmou a mãe da vítima.

Locais - As sessões serão realizadas simultaneamente no Plenário do Tribunal do Júri, nos gabinetes da Primeira, Segunda e Terceira Varas Criminais e gabinetes da Segunda e Terceira Varas da Fazenda Pública; no Núcleo de Práticas Jurídicas do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) e no Plenário da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil. No primeiro mutirão, realizado entre 30 de novembro a 4 de dezembro de 2009, foram realizados 94 julgamentos. No segundo, de 26 a 30 de abril deste ano, foram realizados outros 52 julgamentos populares.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114