Cuiabá | MT 15/05/2024
Polícias
Terça, 10 de maio de 2011, 15h02

Em visita ao presídio Carumbé Emanuel Pinheiro confirma necessidade de audiência pública


O promotor de Execução Penal citou a falta de apoio, incentivo financeiro e super lotação como fatores agravantes

 O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), que requereu na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, realização de Audiência Pública para discutir o “Sistema Prisional” no Estado, no dia 12 de maio, às 14hs e 30 min., no auditório Milton Figueiredo, esteve ontem (09), visitando o presídio Carumbé em Cuiabá, para conhecer de perto os anseios dos servidores da instituição e as condições de vida dos detentos. Na oportunidade, o parlamentar foi recebido pelo diretor Dilton Matos de Freitas, e pelo promotor de Execução Penal, Célio Wilson. Segundo Pinheiro, “precisava conhecer de perto a realidade dos presídios da capital, até por que vamos realizar uma Audiência Pública, e é muito fácil discursar sem conhecer a real situação. Depois desta visita terei mais conhecimento e convicção de como funciona na prática a vida atrás desses paredões”, esclareceu Pinheiro.

Durante a visita, a direção do presídio reivindicou a Emanuel seu apoio no parlamento estadual e o parabenizou pela iniciativa e o comprometimento com a segurança pública no Estado. “Emanuel Pinheiro, é de grande valia a sua visita aqui no presídio, são poucos os políticos que se disponibilizam a regaçar as mangas e vir conhecer de perto as dificuldades enfrentadas tanto pelos detentos como os agentes carcerários e todo o efetivo da instituição”, declarou o diretor Dilton.

Pinheiro percorreu as dependências do Carumbé, e conheceu os trabalhos de ressocialização realizados, como confecção de calçados, serigrafia, produção de bolas, artesanatos, móveis e outros.

Willian Alves Vieira, reeducando, cumpre pena no regime semi-aberto, confecciona calçados, e vende para sustentar à família. “Eu errei mais estou pagando pelo meu erro e aqui tive a oportunidade de aprender uma profissão, hoje confecciono calçados, vendo e consigo com esse dinheiro pagar o aluguel da minha família”, disse Willian.

O reeducando ainda agradeceu a visita do deputado pela coragem de visitar o presídio e cumprimentar um a um sem discriminação.

O diretor Dilton, falou da necessidade do apoio de Emanuel para interceder pela instituição junto ao governo do Estado. O parlamentar expôs que estará à disposição para pleitear os pedidos.

O republicano lembrou que a situação vista atualmente no presídio precisa ser analisada pelas autoridades competentes, no que diz respeito à infraestrutura, segurança, qualidade de vida e investimentos.

O promotor Célio Wilson, disse que hoje o Carumbé comporta 4x mais que sua estrutura pode receber. Segundo ele hoje a penitenciaria tem em média 1.351 detentos.

Para Célio um dos maiores agravantes no sistema prisional, além da super lotação, são a falta de apoio do governo, incentivos financeiros, infraestrutura e alimentação adequada.

Pinheiro lembrou que um esforço em conjunto que envolva o Governo do Estado, o parlamento Estadual e Federal, Municipal, Senado Federal e a sociedade o “Sistema Prisional” no Estado de Mato Grosso poderá ser referência nacional.
Emanuel Pinheiro convidou o diretor Dilton, o promotor Célio e estendeu o convite aos agentes prisionais, funcionários e interessados a participarem da Audiência Pública na próxima quinta-feira.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114