Cuiabá | MT 18/05/2024
Polícias
Terça, 14 de junho de 2011, 10h18
Extrajudicial

Defensores Públicos investem em ações para fortalecer a proteção aos idosos


As pessoas com 60 anos ou mais, incluídas no grupo da terceira idade, estão amparadas por diversas leis, em especial pelo Estatuto do Idoso. Nesta etapa de sua vivência, o indivíduo que trabalhou uma vida inteira e exerceu seus deveres junto à sociedade, deveria ser ainda mais respeitado.

 

Mas tal situação não vem sendo observada. São frequentes os relatos de que os idosos são vítimas de violência, de preconceito e outras manifestações de desrespeito.

 

Em especial, a Defensoria Pública atua em defesa dos direitos dos idosos, da criança, da mulher vítima de violência e do consumidor. Para garantir o acesso à cidadania para a terceira idade, a Instituição vem reforçando seu trabalho de atuação junto aos idosos.

 

Na última terça-feira (07), os Defensores Públicos da Comarca de Poxoréu, Nelson Gonçalves de Souza Junior e Ademilson Navarrete Linhares, auxiliados pelo assistente jurídico Paulo Renato Paião, proferiram pela primeira vez uma palestra no Centro de Conviver dos Idosos de Poxoréu.

 

Na ocasião, os membros da Defensoria Pública iniciaram o projeto de orientação aos cidadãos. O evento contou com a participação de mais de 150 idosos e com a presença de autoridades municipais e representantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

 

Com enfoque nos principais direitos dos idosos, Dr. Nelson Gonçalves abordou questões como transporte intermunicipal gratuito, descontos em eventos culturais, prioridade do atendimento, direito à moradia, direito de acesso ao trabalho entre outros.

 

“O profissional da área jurídica contemporâneo deve estar preocupado com as questões sociais de seu tempo, de valorização do ser humano, dos preceitos constitucionais, do exercício da democracia e da cidadania, e oferecer ao seu constituinte um serviço profissional de qualidade, que inclua informação, orientação, ética, respeito e solução”, destaca Nelson Gonçalves

 

Outra palestra, ministrada pelo Dr. Ademilson Navarrete, abordou a temática da previdência social e assistência social dos idosos. “As iniciativas extrajudiciais estão sendo planejadas para fortalecer a rede de defesa e proteção de cidadãos em situação de vulnerabilidade”, completa Navarrete.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114