Cuiabá | MT 27/04/2024
Polícias
Terça, 06 de novembro de 2012, 10h04

Aberto prazo de inscrições para juízes leigos


Começou neste dia 5 de novembro e vai até as 24h do dia 23 de novembro o prazo de inscrições para concorrer ao cargo de juiz leigo, que devem ser realizadas exclusivamente pelo Portal do Poder Judiciário de Mato Grosso. Basta acessar o endereço eletrônico www.tjmt.jus.br, clicar na aba Serviços e, em seguida em Credenciamento. O interessado terá acesso ao formulário de inscrição, que será fornecido gratuitamente, e ao Edital nº 036/2012/GSCP, que regerá o certame. O comprovante deverá ser mantido em poder do candidato e apresentado nos locais de realização das provas, que ainda não foram definidos.

Serão contratados 22 juízes leigos para atuar nos 22 Juizados Especiais de comarcas da Segunda Entrância, 16 para atenderem nos oitos Juizados Especiais da Terceira Entrância, sendo dois em cada unidade judiciária, e 22 para suprir as demandas dos Juizados da Entrância Especial, sendo 16 na Comarca de Cuiabá, quatro na de Várzea Grande e dois na de Rondonópolis, perfazendo o total de 60 contratações.

A Comissão de Apoio ao Processo Seletivo é composta pelo juiz Lídio Modesto da Silva Filho (presidente) e pelos membros Fábio Luiz Ferreira Zorgetti, João Luiz Bettini de Albuquerque, Juliana Gimenes de Freitas Errante, Lusanil Egues da Cruz e Salma Catarina Barbato Paiva. O processo seletivo para o credenciamento dos juízes será conduzido pela Gerência Setorial de Concursos Públicos do TJMT.

Ele será constituído de três etapas. A 1ª etapa terá Prova Objetiva, com caráter eliminatório e classificatório; a 2ª etapa será de Prova Subjetiva, com caráter eliminatório e classificatório e a 3ª etapa de Avaliação de Títulos, com caráter classificatório. A prova objetiva será composta de 80 questões aplicadas para todos os candidatos e abrangerá o conteúdo programático constante do Anexo IIdoedital. Cada questão terá cinco alternativasde resposta, do tipo múltipla escolha, com uma única resposta correta. A prova objetiva terá a duração de quatro horas, já incluindo o tempo destinado ao preenchimento do cartão de respostas.

A gerente de concursos do TJMT, Sandra Kato, disse que os aprovados receberão abono variável, de cunho indenizatório, conforme a produtividade, atingindo no máximo R$ 3.449,18. Para se candidatar ao cargo é necessário que o interessado seja advogado com carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e com mais de dois anos de experiência. O jurista não pode ser filiado a partido político ou responder a processo em decorrência do exercício da profissão. É vedada a atuação de servidor como juiz leigo.


Atribuições

A atuação do juiz leigo, prevista na Lei Complementar nº 270/2007, consiste, entre outras funções, em auxiliar o magistrado na instrução do processo. No Juizado Especial Cível ele pode dirigir o processo, apreciando os pedidos de produção de provas e determinando a realização de outras que entenda necessárias, presidir audiência de instrução e julgamento, buscando sempre a composição amigável do litígio, proferir decisões que reputar mais justa e equânime, submetendo-as à homologação do Juiz Togado.

No Juizado Especial Criminal podepromover a conciliação nas ações privadas e públicas condicionadas, intermediar a transação penal e a composição de danos, após a proposta elaborada pelo Ministério Público, reduzir a termo a conciliação ou composição dos danos civis e encaminhar ao juiz togado para homologação. Nos feitos de competência do Juizado Especial Criminal é vedado ao juiz leigo homologar acordos e proferir atos decisórios, bem como decretar prisão, resolver incidentes, executar penas ou exercer qualquer outra atividade privativa de juiz togado.

TJ/MT




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114