Cuiabá | MT 01/05/2024
Polícias
Segunda, 25 de fevereiro de 2013, 07h51

TRT/MT é o melhor entre tribunais do Centro Oeste em avaliação do CNJ


O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso ficou em primeiro lugar na região centro-oeste no Diagnóstico da Gestão Estratégica do Poder Judiciário, elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A colocação é em relação aos tribunais de 2ª Instância, que incluem os tribunais de justiças dos estados, os eleitorais, federais e do trabalho. O levantamento mede a aderência da unidade ao planejamento estratégico nacional.

Em relação aos 91 tribunais do país, o TRT de Mato Grosso ficou na 11ª colocação, alcançando o índice geral de 70%.

Conforme salientou o presidente do TRT/MT, desembargador Tarcísio Valente, o levantamento apenas reitera um dado que já é sentido na prática. “A Justiça Trabalhista mato-grossense é um ramo do judiciário de prestígio, comprometido com o bem estar social e que procura assegurar os direitos básicos do trabalhador por meio de uma prestação jurisdicional célere, eficiente e eficaz”, salientou.

O diagnóstico do CNJ (veja aqui) avaliou, ao todo, seis critérios individualmente. Além do envolvimento da alta administração com os objetivos estratégicos, com os resultados e com a adoção de inovações ou melhorias voltadas à modernização dos serviços na instituição, também foram analisados pontos como gestão participativa, estrutura organizacional, planejamento da estratégia e comunicação da estratégia.

Conforme explica a secretária de Gestão Estratégica do Tribunal, Christine Gili, o resultado poderia ser ainda melhor. Como o TRT mato-grossense foi pioneiro no país na adoção do planejamento estratégico, muitos dos indicadores avaliados pelo CNJ não mais se enquadravam à realidade da instituição, pois já faziam parte da rotina interna de trabalho. Por não ser mais uma meta, os indicadores acabaram não sendo considerados.

É o caso, por exemplo, do índice que mede o percentual de acórdãos publicados até dez dias após a realização dos julgamentos. Como o processo no TRT/MT é informatizado e ocorre logo após os julgamentos, ele não é mesurado pela instituição. “Se a avaliação do CNJ fosse do trabalho interno do Tribunal relacionado com a gestão estratégica, e não da aderência ao plano nacional, com certeza os resultados seriam ainda melhores”, destaca a secretária.

À frente do TRT de Mato Grosso no comparativo com todos os demais tribunais do país ficaram apenas os Tribunais de Justiça de Sergipe, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte, o TJ Militar do Rio Grande do Sul, o STJ e os TRT’s da 2ª, 5ª, 7ª, 12ª e 11ª região. O TRT 8ª Região, com jurisdição nos estados do Pará e Amapá, também alcançou a mesma marca do TRT/MT no levantamento: 70%.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114