Cuiabá | MT 04/05/2024
Polícias
Segunda, 24 de junho de 2013, 19h09

Audiência discute questão dos intoxicados da Funasa


Sindicalistas e servidores discutiram o teor de dois projetos de lei que tratam de pensão vitalícia e de indenização especial aos ex-servidores Sucam

Audiencia Intoxicados da Funasa

A Assembleia Legislativa, por meio do deputado Alexandre César (PT), em parceria com o Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Mato Grosso (Sindsep-MT), realizou audiência pública para discutir dois projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional que tratam de pensão vitalícia e de indenização especial aos ex-servidores da extinta Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam), hoje Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

O projeto de lei nº 3525/2012, de autoria do deputado federal Marcelo Crivella (PRB-RJ) concede pensão especial a titulo de indenização, no valor mensal de R$ 2,5 mil. Já a proposta nº 4973/2009, de autoria de Perpétua Almeida (PCdoB-AC), define o valor de R$ 100 mil para tratamento médico dos ex-servidores da extinta Sucam. De acordo com o presidente do Sindsep-MT, Carlos Alberto de Almeida, está é a segunda audiência para tratar do assunto. A primeira foi realizada em Sinop.

“A iniciativa busca minimizar o sofrimento dos ex-servidores da Sucam. Já o debate é voltado a sensibilizar os parlamentares federais para votarem o mais rápido possível.”, afirmou Almeida.

Os antigos funcionários da extinta Sudam, segundo Almeida, existem 96 servidores ativos, outros 50 estão cedidos a diversos órgãos. Os pensionistas são 222 e aposentados chegam a 217.

“Dos aposentados, a maioria está com problemas de saúde. Eles foram intoxicados quando manuseavam o DDT para a erradicação do mosquito causador da malária”, disse o presidente do Sindsep.

A Assembleia Legislativa, segundo Alexandre César, passa a ser parceira desses servidores. Na Europa e Estados Unidos da América, de acordo com o petista, o produto DDT foi erradicado nos anos de 1970. Mas no Brasil foi proibido em 2009.

“O governo tem uma dívida social com as famílias e com os trabalhadores. Uma vez que os danos ambientais causados pelo DDT eram superiores aos benefícios do composto”, destacou Alexandre César.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114