Cuiabá | MT 12/05/2024
Polícias
Terça, 05 de novembro de 2013, 13h23

Pleno elege por unanimidade o conselheiro Waldir Teis como presidente do TCE-MT


O conselheiro Waldir Júlio Teis foi eleito por unanimidade presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso para o biênio 2014-2015. A sessão foi realizada na manhã desta terça-feira (5/11). Também foram eleitos, por unanimidade, os conselheiros José Carlos Novelli, para o cargo de vice-presidente, e Valter Albano, para o cargo de corregedor-geral. Teis agradeceu a escolha de seu nome para a Presidência e afirmou estar “honrado por poder estar à frente do órgão nos próximos dois anos, pois é uma instituição que muito me orgulha”.

O procurador-geral do Ministério Público de Contas, William de Almeida Brito, considerou a eleição da nova Mesa Diretora “um grande exemplo para a Democracia, pois o maior compromisso dos novos membros é com a continuidade no cumprimento das metas, além disso, os conselheiros eleitos presidente, vice-presidente e corregedor-geral são nomes de alta competência”.

Valter Albano assume pela segunda vez a Corregedoria-Geral do TCE-MT. Em sua primeira gestão á frente da unidade, implementou o Sistema de Gerenciamento de Prazos, produto que recebeu a certificação de qualidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas, o ISO 9001. Albano afirmou que o conselheiro Teis, eleito presidente, “reúne características técnicas fundamentais para estar à frente desta Corte de Contas, e também características pessoais como a humildade e a responsabilidade”.

O conselheiro e atual presidente do TCE-MT, José Carlos Novelli, assumirá a Vice-Presidência pela terceira gestão e afirmou “colocar toda a sua experiência para contribuir com a consolidação do Plano Estratégico de longo prazo e das metas da nova gestão, liderada pelo conselheiro Waldir Teis”.

O conselheiro eleito presidente, Waldir Teis, ainda acrescentou que “esta é uma função motivadora e desafiadora, pois o Tribunal de Contas tem alcançado grande evolução nestes últimos anos o que aumenta a minha responsabilidade em manter as conquistas e buscar outras”. As gestões anteriores foram ressaltadas por Teis pela sua alta competência em trilhar o caminho da excelência. “No dia em que tomei posse como conselheiro afirmei que me sentia como um pedra bruta e que o dia a dia iria moldar, pois é acredito que o conhecimento é o melhor elemento de aprimoramento”, finalizou.

De acordo com o Regimento Interno, a escolha do presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso deve ser realizada sempre na primeira sessão ordinária do mês de novembro. A de mesa diretora do TCE-MT obedece às regras estabelecidas pela Resolução Normativa 07/2009, que instituiu o sistema de rodízio e antiguidade para a escolha, mantido a obrigatoriedade do voto secreto e o mandato de dois anos. A regra alterna a escolha do presidente entre os que ainda não tenham presidido o Tribunal e aqueles que já ocuparam o cargo de presidente a qualquer tempo, alternadamente.

Empossado em 14 de dezembro de 2007 como conselheiro do TCE, o conselheiro Waldir Júlio Teis é graduado em em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Rondonópolis (Cesur). Em suas atividades profissionais, Teis foi auxiliar Administrativo, empresário do setor de contabilidade, assessor Jurídico Tributário e societário do Grupo Amaggi de 1984 a 2002. Na atividade pública foi secretário de Estado de Fazenda entre 2003 e 2007, cargo que deixou para tomar posse como conselheiro do TCE-MT. Desde que assumiu a relatoria de processos do controle externo, realiza, anualmente, reuniões com representantes de órgãos públicos. O encontro tem o intuito de aproximar o TCE-MT dos fiscalizados. Os assuntos selecionados para serem abordados dizem respeito às principais dificuldades identificadas pelo Tribunal de Contas nas gestões anteriores.

Os conselheiros Domingos Neto e Sérgio Ricardo e os conselheiros substitutos Luiz Henrique Lima e Ronaldo Ribeiro enalteceram a escolha da 52ª Mesa Diretora. O conselheiro Antonio Joaquim encaminhou seu voto por carta, uma vez que teve de se ausentar da sessão devido à sua agenda como presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, a Atricon.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114