Cuiabá | MT 04/05/2024
Polícias
Quinta, 14 de novembro de 2013, 13h37

Mutirão: Celeridade Já movimenta mais de 110 mil processos


Em pouco mais de dois meses o mutirão processual "Celeridade Já" movimentou 113.689 processos em 40 unidade judiciárias de Mato Grosso, o que corresponde a cerca de 11% do total de processos em trâmite na Primeira Instância do Estado (1.067.757). Os dados fornecidos pelo Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (Dapi), da Corregedoria-Geral da Justiça, são referentes apenas à movimentação processual do mutirão, sem contar com o trâmite ordinário dos processos. “São números excelentes se levarmos em consideração o pequeno período de trabalho que tivemos até agora e que o Celeridade Já continua sendo desenvolvido. Um grande esforço da administração e servidores do Poder Judiciário que resulta em uma Justiça melhor”, disse o corregedor-geral da Justiça, desembargador Sebastião de Moraes Filho, que lançou a iniciativa no final de agosto.

O magistrado visitou a Comarca de Várzea Grande esta semana para parabenizar gestores e servidores que aderiram ao mutirão processual. Eles trabalham duas horas a mais durante o dia para impulsionar os processos em varas que estão com acúmulo de trabalho. “Queremos que as atividades se desenvolvam a contento. É com ideias simples como esta que amenizaremos os problemas do Judiciário”, ponderou.

O juiz diretor do foro, Otávio Vinicius Affi Peixoto, acompanhou a visita e revelou a grande expectativa em relação ao mutirão. “Onde o Celeridade Já passa os resultados são positivos e aparecem entre uma e duas semanas. Não será diferente aqui em Várzea Grande. Temos excelente expectativa”, enfatizou.

A gestora-geral da comarca e a coordenadora do Celeridade Já em Várzea Grande, respectivamente, Elcy Furquim Rosa e Irany Oliveira Rodrigues, destacaram a importância da sistemática utilizada pelo mutirão. “Não temos apenas problemas burocráticos, mas também de ausência de servidores. Com a possibilidade de se pagar horas extras, os servidores se sentem valorizados”, pontuou a gestora. “Devemos valorizar o que temos dentro de casa. O reconhecimento do servidor vem desta maneira que estamos trabalhando”, disse a coordenadora.

Durante a visita, o corregedor conversou com servidores e também averiguou as condições de trabalho. Ele prometeu interceder junto ao presidente do TJMT, desembargador Orlando Perri, por melhorias. “Aqui temos dois problemas, a estrutura inadequada e a falta de pessoal. O ambiente não é dos melhores e podemos melhorar isso. Seria mais uma maneira de valorizarmos os servidores que são nossos parceiros na busca por uma Justiça mais eficiente, bem como o próprio jurisdicionado”.

A gestora da Terceira Vara de Fazenda Pública, Izabela Gomes da Silva, revelou que a juntada já foi zerada e o estoque antigo tem preferência nos trabalhos. Já a servidora Lovânia Beatriz Zeretzki é uma voluntária que veio da Comarca de Marcelândia. “É uma oportunidade muito boa de trocarmos experiências. Tenho certeza que levarei bons aprendizados a minha comarca de origem”, disse Lovânia, que se prepara para participar do Celeridade Já em outra comarca do interior do Estado. Vanlaer Pereira Guimarães é servidor em Poxoréu e também reforçou os trabalhos em Várzea Grande. “Nosso período aqui está perto de ser concluído. É uma experiência muito boa, fica clara nossa participação por uma Justiça cada vez melhor”.

O coordenador geral do mutirão processual e da Corregedoria, Lusanil Egues da Cruz, e o diretor do Dapi, Reginaldo Cardozo, que também participaram da visita, explicaram que em breve retornarão à comarca para ouvir os servidores a fim de se implantar melhorias nos sistemas. “Aproveitamos a oportunidade para agradecer o empenho de cada servidor que tem contribuído muito para o sucesso desta ação”, concluiu Lusanil.

Celeridade Já - Iniciativa da Corregedoria, o mutirão processual pretende impulsionar, ainda este ano, processos em trâmite em 40 unidades judiciárias consideradas em situação crítica. Elas representam cerca de 60% da taxa de congestionamento da Justiça mato-grossense de Primeira Instância. A iniciativa é realizada das 8h às 18h. Nesse período é dada prioridade aos atos relacionados ao registro, autuação, juntada e publicações diversas. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114