Cuiabá | MT 26/04/2024
Mundo
Sábado, 14 de julho de 2018, 13h53

SIP condena tentativa de quebra do direito de sigilo de fonte no Peru


A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) condenou as ações do Ministério Público e do Congresso do Peru na tentativa de obrigar jornalistas a revelar suas fontes em uma investigação sobre corrupção no sistema judicial do país. Para a entidade, que avalia enviar uma missão ao país, o caso "representa um retrocesso na liberdade de imprensa".

A Comissão de Fiscalização e Controladoria do Congresso peruano havia convocado o diretor do Instituto de Defensa Legal (IDL-Reporteros), Gustavo Gorriti, e a diretora do programa televisivo Panorama, Rossana Cueva Mejía, a uma sessão extraordinária nesta quinta-feira (12) para "informar a forma e circunstâncias" de como obtiveram áudios e documentos divulgados nesta semana indicando corrupção e tráfico de influências envolvendo integrantes Poder Judiciário e do Conselho Nacional de Magistratura. Os comunicadores não atenderam à convocação.

“Ordenar que se revelem as fontes confidenciais de informação constitui precedente negativo para a investigação e à função fiscalizadora que corresponde à imprensa em uma democracia", disse o presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação da SIP, Roberto Rock.

 ANJ




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114