Cuiabá | MT 02/05/2024
Mundo
Segunda, 22 de maio de 2023, 13h21

No Japão, Lula 'pede socorro' à Argentina junto ao FMI


.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se colocou como “intercessor” da Argentina, no que tange a complicada situação econômica que vive o país vizinho. Neste sábado (20), na cúpula do G7, no Japão, o petista pediu “tratamento especial” durante reunião com a diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva.

A Argentina, que deve cumprir com as exigências de um acordo assinado no ano passado com o FMI para refinanciar um empréstimo milionário concedido em 2018, atravessa uma complicada situação econômica marcada pela escassez de moeda internacional, desvalorização do peso e uma inflação galopante que se situa nos 108% interanual.

– A dívida externa de muitos países, que o Brasil viveu no passado e hoje assola a Argentina, é causa de uma alarmante e crescente desigualdade e requer um tratamento do Fundo Monetário Internacional que considere as consequências sociais das políticas de ajuste (fiscal) – disse .

De acordo com um breve comunicado da presidência, a situação na Argentina foi submetida posteriormente, na reunião privada de Lula com a diretora do FMI, como um assunto necessário “para o equilíbrio regional dos países sul-americanos”, sem dar mais detalhes.

Pleno News




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114