Cuiabá | MT 27/04/2024
Mundo
Sexta, 20 de maio de 2011, 21h24

Jornalista é preso após usar foto encontrada no Facebook para ilustrar matéria


O jornalista australiano Ben Grubb foi preso após usar uma foto privada do Facebook em uma matéria no jornal Sydney Morning Herald na última quarta-feira (18/05). Ben escrevia sobre uma falha de segurança da rede social relatada por um perito em segurança, que acabou demonstrando a falha hackeando o perfil da pessoa errada: a mulher em questão era esposa de um famoso hacker da empresa de segurança Pure Hacking.

Dois policiais interrogaram Ben por meia hora e, em seguida, o prenderam por obtenção ilegal de propriedade privada. Os policiais também apreenderam o tablet no qual o jornalista redigia sobre o assunto. Tudo porque Ben, que reportava sobre a criminalidade no Facebook, utilizou a foto privada da esposa do hacker para ilustrar a matéria.

“A verdade é que, agora, o ambiente online é uma extensão da vida real. Se nós entrarmos neste ambiente, temos que ter responsabilidade e nos comportarmos de maneira correta”, explicou o detetive Brian Hay, ao SMH.

Ben, no entanto, não concorda com a atitude dos policiais: “É ridículo ver que eu, o ‘mensageiro’ que relatou sobre a polícia tornar essa questão judicial (roubo de propriedade privada no Facebook), me transformei no próprio alvo disso”, explicou o repórter ao jornal australiano. “Eu acreditava que, como jornalista, teria proteção. Mas parece que não. Perder um dispositivo que contém informações não só restritas, como também de trabalho, é alarmante para um jornalista”, concluiu Ben, que já está em liberdade, mas continua com seu tablet confiscado.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114