Cuiabá | MT 28/04/2024
Mundo
Quinta, 13 de fevereiro de 2014, 19h57

Bélgica estende eutanásia a crianças em estado terminal


 

A Bélgica tornou-se o primeiro país a permitir a eutanásia para crianças de qualquer idade com doenças terminais, após aprovação da nova lei sobre "o direito de morrer" na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira.

O projeto de lei, já aprovado pelo Senado, vai além da pioneira lei holandesa, que estabeleceu 12 anos como a idade mínima para que a criança possa ser considerada madura o suficiente para decidir pela eutanásia.

O projeto tem apoio popular na Bélgica, onde a eutanásia se tornou legal em 2002, e foi aprovada por ampla maioria dos deputados - 86 votaram a favor, 44 contra e 12 se abstiveram.

Líderes cristãos, muçulmanos e judeus criticaram o projeto numa rara declaração conjunta. "O assunto aqui são crianças doentes em estado terminal, que sofrem muito e cuja morte está próxima", disse Carina Van Cauter, parlamentar favorável ao projeto.

Crianças que buscam terminar com as suas vidas devem ser "capazes de discernimento", diz a lei. Psicólogos devem examiná-las para confirmar que elas têm consciência do que estão fazendo. Os pais também precisam aprovar. Para entrar em vigor, a lei terá de ser assinada pelo rei Philippe.

(IG)




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114