Cuiabá | MT 26/04/2024
Esporte
Quarta, 23 de abril de 2014, 15h33

8ª Volta Internacional do Paraná


 

Com a participação de 15 equipes, de seis países, acontecerá a partir da próxima quarta-feira, 23 de abril, seguindo até domingo, 27, a 8ª edição da Volta Ciclística Internacional do Paraná. O evento terá a duração de cinco etapas e passará por sete cidades durante os cinco dias de disputas acirradas pelas estradas do Paraná.

Os principais nomes do esporte no país, além de grandes presenças internacionais, estão confirmadas para brigarem pelo oitavo título da competição. Entre os destaques aparece o colombiano Oscar Sanchez, segundo colocado na Volta do RS, o brasileiro Antoelson Dornelles, quarto no ranking brasileiro e vencedor de duas etapas também no RS, além de equipes internacionais como a Clos de Pirque, do Chile.

No histórico da competição, as equipes brasileiras sempre predominaram. Das sete edições realizadas até o momento, apenas na última, realizada em 2010, o título não ficou com o Brasil. Na ocasião o vencedor foi o chileno Marco Arriagada. Agora, após três anos sem a sua realização, a competição é resgatada pela Confederação Brasileira de Ciclismo e pretende se firmar como uma das principais competições do calendário internacional America Tour (UCI).

Conhecida pelo seu trajeto duro e seletivo, a competição pretende oferecer uma disputa aberta até a última etapa. De acordo com Marco Barbosa, diretor geral, os trajetos foram escolhidos cuidadosamente pensando na competitividade entre os atletas.

“Já está tudo pronto. Procuramos montar um trajeto exigente que poderá surpreender a todos. Vamos ter muitas disputas em montanha, metas volantes, além de algumas chegadas que deverão ser bastante disputadas. Com o resgate da Volta do Paraná, os atletas terão mais uma excelente oportunidade de brigar por pontos internacionais dentro do Brasil. Essas competições elevam o nível dos nossos atletas e favorece a criação de novos intercâmbios entre as equipes”, declarou Barbosa.

O atleta de Antoelson Dorneles (São Francisco Saúde / Açucar Caravelas/Gold Meat/Ribeirão Preto), natural de Poconé e criado em Cuiabá, vai corre a Volta Internacional do Paraná, como primeiro ciclista do seu time. Depois de uma espetacular participação da Volta Gaucha, o mesmo pedala firme, rumo a sua primeira convocação pela CBC. Para mim, é sinal que o meu sonho Olímpico começa a tomar forma. A direção da CBC já nos contactou e vamos fazer parte da delegação Brasileira para o Pan do México, neste mês de maio. Dorneles que teve sua projeção em nível nacional, no time cuiabano, SER Cidade Verde, afirma que vive o seu melhor momento na carreira de ciclista. Temos ainda mais dois anos, para melhorar ainda mais e fazer parte da delegação Olímpica Brasileira, finaliza o atleta.

A Volta Ciclística Internacional do Paraná tem a organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paranaense de Ciclismo (FPC), com supervisão da União Ciclística Internacional (UCI) e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

 

Equipes brasileiras

Funvic BrasilInvest / São José dos Campos
Ironage - Colner
Clube Dataro de Ciclismo - Bottecchia
Memorial – Prefeitura de Santos
São Francisco Saúde / Açucar Caravelas/Gold Meat/Ribeirão Preto
ADF Bauducco/JKS/SIL
Osasco/New Millen/DKS/MAXXIS/Calypso
Velo/SEME/Rio Claro
Clube Maringaense de Ciclismo
São Lucas Saúde/Giant/Bontrager/Americana

Equipes estrangeiras

Seleção nacional da Venezuela
San Fernando Renace (Chile)
Clos de Pirque - Trek (Chile)
Seleção nacional da Bolívia
Seleção nacional do Paraguay

Campeões

2004 - Soelito Gohr
2005 – Maurício Morandi
2006 – Márcio May
2007 – Renato Seabra
2008 – Renato dos Santos
2009 – Raul Cançado
2010 – Marco Arriagada




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114