Cuiabá | MT 26/04/2024
Esporte
Terça, 11 de novembro de 2014, 20h57

Mais de 100 recuperandos participam de campeonato de futebol


Kaoro, Sandro, Jonas, Adriano e Jino, cinco campeões. A ala H do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) conquistou o primeiro torneio de futebol da unidade, após derrotar a ala D por 1 a 0 na final. Segundo o diretor do CRC, Winkler de Freitas, o esporte é fundamental para a saúde de todos, e é um ótimo caminho para a adaptação social. “Os recuperandos foram todos disciplinados”, declara.

 Foram premiadas as quatro equipes melhores colocadas e o artilheiro do torneio, Monge, com 12 gols, também levou seu troféu.
Ao todo foram 18 jogos com dois tempos de 10 minutos em sistema mata-mata, protagonizados por 112 recuperandos e 16 equipes. Por meio de doações o espaço da ala J da unidade foi estruturada para receber os jogos, sendo a mão de obra da pintura fora dos próprios recuperandos.

A direção da unidade enviará, ainda, uma carta de elogio aos jogadores para os mesmos anexarem em seus respectivos processos penais. Segundo o diretor do CRC, após a realização do campeonato de futebol semelhante na Penitenciária Central do Estado (PCE) será marcada uma partida entre os campeões.

O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT), Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, analisa a ação promovida pelo Governo Estadual.

“O governador Silval Barbosa, desde o início, pediu para afastar qualquer postura funcionalista acerca das possibilidades de contribuição de um programa de lazer para os privados de liberdade. Não se trata de conceber um programa para simplesmente "ocupar o tempo", "desviar energia" ou "acalmar" o preso, contribuindo para que ele supostamente não se revolte contra o sistema, contraditório e opressor. Antes se trata de conceber uma proposta de lazer como uma possibilidade de humanização e sensibilização”.
Segundo Carvalho, a prática de esportes nas unidades e o espaço cronológico para o lazer auxilia o desencadeamento de iniciativas de reflexão do recuperando sobre sua realidade, tanto na prisão quanto na sociedade como um todo, e ponderar sobre sua (re)inserção na sociedade. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114