Cuiabá | MT 26/04/2024
Esporte
Sábado, 18 de julho de 2015, 14h22

Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer anuncia retomada do Salão Jovem Arte


Oito anos depois da última edição, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) retoma o Salão Jovem Arte, considerado um importante instrumento de incentivo, fomento e descoberta de novos talentos nas artes mato-grossenses.

O Salão Jovem Arte Mato-grossense é um dos eventos que mais movimenta o segmento das artes plásticas e visuais no Estado ao reunir, em uma mostra coletiva, talentos amadores e profissionais. Muitos destes artistas, que participaram ou foram premiados nas edições anteriores, tiveram projeção regional, nacional e até mesmo internacional, como é o caso do artista Humberto Espindola que expôs na XXXVI Bienal de Veneza em 1972.

O Salão Jovem Arte é um exemplo de estímulo às artes plásticas mato-grossenses. É um revelador de talentos vindos de todas as partes do estado, uma sementeira que deve ser aquecida e adubada por ter surtido efeitos proveitosos na área”, observa a crítica de arte Aline Figueiredo, uma das criadoras da mostra.

Artistas hoje renomados como Nilson Pimenta, Wander Melo, Benedito Nunes, Aleixo Cortez, Carlos Lopes, Gervane de Paula, Adão Domiciano e Jonas Barros, entre outros, estão entre os participantes de diversas edições do Salão.

A primeira edição aconteceu em 1976 e teve a Secretaria de Estado de Cultura, na época Fundação Cultural do Estado de Mato Grosso, como uma das realizadoras. Se as edições tivessem sido anuais e ininterruptas, o Salão estaria em sua 39ª edição, mas, por conta de uma descontinuidade de oito anos, esta será a 25ª edição do evento. A retomada é importante para consolidar e estimular as criações artísticas, revelando e incentivando novos nomes e formas de expressão nas artes plásticas e visuais.

“O Salão Jovem Arte 2015 integra um conjunto de ações da Secretaria que incluem o lançamento de editais voltados para outros segmentos como o grafite, literatura, artes cênicas e música”, ressaltou o secretário Leandro Carvalho. “Além de ser um espaço para que os artistas residentes em Mato Grosso mostrem a sua arte, o Salão vai contribuir para a ampliação do acervo regional”, completou.

Em maio deste ano o Museu de Arte de Mato Grosso promoveu a exposição Três Décadas de Artes Visuais Mato-grossenses com 50 quadros e esculturas premiados no Salão Jovem Arte nas décadas de 70, 80 e 90.


A 25ª edição contempla as seguintes categorias: desenho, escultura, fotografia, gravura, instalação, multimídia, performance, pintura e videoarte. As obras serão julgadas por uma comissão composta por membros de notória especialização na área, convidados pela Secel.

Os prêmios têm valores que chegam a R$ 10 mil. As obras selecionadas serão expostas no novo Museu de Arte de Mato Grosso, no Palácio da Instrução, centro de Cuiabá, que passará por grande reforma para adequação de suas instalações.

A data da publicação do edital e outras informações como prazos de inscrição serão divulgadas em breve pela comissão organizadora. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114