Cuiabá | MT 26/04/2024
Esporte
Sexta, 12 de fevereiro de 2016, 15h33

Michel Macedo realiza sonho olímpico nos Jogos da Juventude de Inverno 2016


Foto: Divulgação

Todo jovem atleta alimenta o sonho de representar o seu país em uma grande competição internacional. O cearense Michel Macedo, de 17 anos, vai concretizar o desejo a partir desta sexta-feira (12) quando começa a segunda edição dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, em Lillehammer, na Noruega.

Marcelo é o representante brasileiro no esqui alpino. O esporte existe muita habilidade e coragem, com atletas de alto rendimento chegando a ultrapassar os 145km/h nas provas. “Sempre foi um sonho representar o Brasil em um grande evento. Fiquei muito feliz quando surgiu esta oportunidade e, agora, não vejo à hora de concretizá-lo”, disse o jovem que recebe o auxílio financeiro do programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte.

Na Noruega, Michel Macedo espera contribuir com a divulgação do esporte, que o jovem considera pouco conhecido no país. “Acho muito importante competir por um país sem tradição. Muita gente no Brasil não sabe que o país tem um time de esqui. Espero que a minha participação, e de outros atletas aqui em Lillehammer, ajude os brasileiros a conhecerem os esportes de neve e de gelo. Tem muita oportunidade para os brasileiros se darem bem nesses esportes, mas o primeiro passo é o reconhecimento”, conta.

Foto: DivulgaçãoFoto: DivulgaçãoOs Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude são mais do que um evento esportivo. Além das provas de gelo e neve, os Jogos terão um extenso programa cultural e educativo, que introduzirá de forma lúdica aos valores olímpicos, sensibilizá-los para os benefícios de um estilo de vida saudável e a luta contra o doping.

O cearense convive com os valores olímpicos desde criança. O primeiro contato com o esqui foi aos 6 anos. A família saiu do Brasil para morar em Portland, no estado de Oregon, nos Estados Unidos, onde passou a praticar o esporte com frequência.

“Na minha infância saíamos para esquiar todos os finais de semanas. Com os anos a brincadeira passou a ficar mais séria e passei a encarar as competições”, revela o atleta. Na primeira edição dos Jogos de Inverno da Juventude, disputada em 2012 na cidade de Innsbruck, na Áustria, o seu irmão Tobias Macedo foi o representante nacional na mesma prova de esqui alpino.

Marcelo é uma das revelações da nova geração. O cearense ganhou destaque nas duas últimas temporadas, consagrando-se bicampeão Brasileiro de Slalom. No último ano, terminou a última temporada como um dos 30 melhores esquiadores de Super-G do mundo na sua categoria. Com os resultados, o jovem conquistou o direito de receber a ajuda financeira do programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte.

“Minha primeira grande competição foi o Whistler Cup. Foi a primeira vez que competi em um evento internacional. É muito legal ter contato com os melhores atletas do mundo. O comitê olímpico fez um bom trabalho para que os atletas se conheçam”, revelou.

Jogos de Inverno

Os Jogos de Lillehammer 2016 serão realizados até o dia 21 de fevereiro. Com a presença de 1.100 atletas de mais de 70 países, o evento visa inspirar a juventude de todo o mundo a praticar esportes e adotar os Valores Olímpicos de excelência, respeito e amizade.

Investimento no Brasil

Ser um país tropical não foi impedimento para o Brasil apostar na preparação de alto rendimento em modalidades olímpicas de neve. A partir de convênios celebrados entre o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), no valor de R$ 9,3 milhões, foram contratados profissionais para formação de equipe multidisciplinar e estruturado o Centro de Treinamento de Freestyle, em São Roque, interior de São Paulo.

O CT possui três pistas artificiais em diferentes inclinações e kickers, que permitem saltos com aterrissagem em colchão inflável AcroBag de 400 m² para treinamentos acrobáticos. Ainda foram adquiridos trampolins utilizados para o aprimoramento dos movimentos aéreos dos atletas.

Além do Ministério e da CBDN, participou da parceria o Ski Mountain Park. A estrutura moderna e pioneira na América Latina contou com apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), por meio de recursos destinados pela Lei Agnelo/Piva. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114