Cuiabá | MT 29/04/2024
Esporte
Segunda, 04 de julho de 2016, 09h54

Emoção marca terceira etapa do ciclismo em Araputanga


Marcio Camilo

Muita adrenalina e uma chegada emocionante marcaram a terceira e última etapa da competição de ciclismo dos Jogos Escolares de Araputanga (etapa estadual de modalidades individuais). A prova ocorreu na manhã deste domingo (03.07).

A chegada emocionante foi no masculino, categoria A (de 15 a 17anos), entre os estudantes Renan Miquelette e Raniel Brito. Renan chegou em primeiro lugar. Na cola dele veio Brito, que cruzou a linha segundos depois.

A prova foi realizada por volta das 9h e o ponto de largada foi a entrada do município de Araputanga, na estrada de saída para a cidade de Reserva do Cabaçal. O trajeto foi de 26 km, numa pista cheia de subidas e descidas.

Para Miquelette, a experiência contou na hora da decisão. Ele já participou três vezes da etapa nacional dos jogos escolares e atualmente ocupa a segunda colocação do ranking brasileiro de ciclismo.

Outra situação que pesou para a vitória foi a estratégia que Miquelette combinou com Brito, que chegou em segundo lugar. A tabelinha pode resultar na classificação de ambos para a etapa nacional dos jogos escolares.

Renan Miquelette representou a Escola Estadual Professora Elizabeth Evangelista Pereira, do município de Rosário Oeste. Já Raniel Brito competiu pela Escola Estadual Irmã Diva Pimental, do município de Barra do Garças.

No feminino

As meninas também participaram. Marilia Berlania (14) e Luana Kroelzler (13) competiram pela categoria B (de 12 a 14 anos). Ambas já estão classificadas para representar o estado na etapa nacional dos jogos escolares, que será realizada em João Pessoa, na Paraíba.

Berlania, que representou a Escola Estadual Vereador Bento Muniz, pratica ciclismo de segunda a segunda-feira, com três horas de treinamento. Ela conta que o esporte melhorou muito o condicionamento físico e a saúde. “Minha imunidade aumentou depois que eu comecei a praticar ciclismo”, reforçou.

Já Luana, que competiu pela Escola Municipal Joana Darc, treina um dia sim e outro não. O esporte na vida dela vem de berço. O pai é um dos principais incentivadores e a principal referência. “Ele era ciclista também”, comentou a estudante. Infelizmente, Luana não conseguiu completar a prova, devido a uma contusão no joelho. Mas o imprevisto não tirou a vaga dela para a etapa nacional dos jogos escolares.

As etapas

A competição de ciclismo contou com três etapas. A primeira prova é chamada de “Contra Relógio”, quando quem fizer o menor tempo vence. A segunda é de “Meta Volante”, onde os ciclistas percorrem um trajeto de 50 metros, mais uma volta. E a terceira prova é a “Speed”, que tem o percurso de 26 quilômetros. Vence a competição quem somar mais pontos, durante as três etapas.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114