Cuiabá | MT 26/04/2024
Esporte
Sábado, 05 de novembro de 2016, 17h07

Judoca garante a primeira medalha para Mato Grosso


A primeira medalha de Mato Grosso na 64ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), realizado em Cuiabá, entre os dias 2 e 13 de novembro, foi conquistada pelo judoca Agner Arthur Quintanilha. O jovem lutador ganhou o bronze nesta sexta-feira (04.11) ao finalizar um atleta de São Paulo.

Nesta sexta-feira, Agner vinha fazendo uma grande competição, quando acabou perdendo na semifinal. Apesar disso, o atleta universitário do ICE, levantou a cabeça, retornou ao tatame do Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, no Complexo da Arena Pantanal, e conquistou o bronze ao vencer Victor Arnaldo Pereira da UniSant’Anna, de São Paulo, com um finalização conhecida Jiu-ji Gatame (chave de braço).

Este foi o primeiro JUBs que Agner, de 21 anos, disputou. Em 2015 ele se classificou, porém não competiu por ter se lesionado. Para o judoca a medalha é apenas mais um degrau na sua caminhada rumo à seleção brasileira e o ciclo olímpico. “Este ano, eu não consegui a vaga para a seleção, mas 2017 está logo aí, então é aproveitar todo a oportunidade para treinar e competir e sempre voltar mais forte”.

 

.

Com 1,92 metros de altura e 142 quilos, Agner conta que começou a treinar Judô com 8 anos por intermédio da mãe na cidade de Denise, como uma forma de controlar o temperamento. “É que eu e o meu primo brigávamos e aprontávamos muito, então minha mãe me colocou no judô para tentar controlar um pouco isso”, afirmou o jovem.

Agner conta que o esporte foi um divisor de águas em sua vida, pois além de controlar o temperamento, também abriu portas para um mundo de possibilidades. Com o judô, o universitário conheceu diversas cidades, disputando Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), entre outras competições. “O judô mudou a minha vida. Mudou a maneira como eu enxergo o mundo e também me deu uma profissão. Sem o judô eu não sei o que eu iria fazer”, disse.

Segundo Agner, há três anos o David Moura, renomado atleta mato-grossense que pertence a seleção brasileira de judô, o viu competindo no interior e o convidou para treinar e morar em Cuiabá. “Hoje eu dou aulas em dois projetos sociais, recebo uma bolsa de estudos da faculdade para estudar e treino no Instituto David Moura com atletas de ponta e que fazem parte da seleção brasileira. Já o meu primo, infelizmente, está em penitenciária”, afirmou o faixa preta.

JUBS

As disputas no judô seguirão até este domingo (06.11). Ao todo estão sendo disputadas 18 categorias por peso e gênero. Mato Grosso está sendo representado por nove atletas.

A realização do evento conta com uma parceria entre Governo do Estado, Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Prefeitura Municipal de Cuiabá e Federação Mato-grossense de Esporte Universitário (FMEU). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114