Cuiabá | MT 01/05/2024
Esporte
Domingo, 01 de abril de 2012, 18h57

Secopa detalha projetos e ações a engenheiros no Crea-MT


Após um debate técnico intenso, a apresentação da equipe da Secretaria da Copa do Mundo Fifa 2014 (Secopa) a engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia nessa sexta-feira (30.03), terminou com um bate papo em clima ameno e o reconhecimento por parte do Conselho da qualidade técnica dos projetos e profissionais envolvidos no processo.

O encontro obedeceu aos moldes das palestras já ocorridas em outros segmentos e entidades, porém com uma característica mais técnica. Os secretários Extraordinário da Copa do Mundo, Eder Moraes, e de Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, falaram sobre os projetos e ações no preparativo do Mundial.

“Estamos abertos a toda contribuição, estamos ouvindo a entidade, mas cada apontamento deve passar pela avaliação do autor do projeto e todos os profissionais técnicos da Secopa são habilitados e devidamente registrados no Crea”, comentou Eder Moraes sobre o pedido dos conselheiros para ter em mãos todos os projetos para análise. O gestor ressaltou que “existe um ritmo para aprovação dos projetos e andamento das obras e vamos aceitar as intervenções que caminharem no mesmo ritmo”,disse o secretário.

O presidente do Conselho, Juares Samaniego, reconheceu que o tratamento dado pelo Crea às obras da Copa no quesito acompanhamento não é o mesmo dado às demais obras públicas. Ele explica que há um zelo maior e quanto ao exercício da profissão dos engenheiros não há o que se questionar. “Foi uma reunião produtiva, o secretário se dispôs a vir prestar esclarecimento dos projetos e cronogramas, é um passo para o esclarecimento e com isso darmos nossa contribuição à Secopa”, disse Samaniego.

Para o coordenador Nacional de Engenharia Civil e presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abrec), André Luiz Schuring, que teve participação ativa durante as quatro horas de duração do evento, a iniciativa da Secopa foi extremamente positiva. “Foi muito bom esse contato mais próximo e queremos o diálogo para que a sociedade possa tirar dúvidas, somos multiplicadores dessas informações. O secretário vir aqui e mostrar tudo o que mostrou é extremamente importante e de forma transparente”, afirmou Schuring.

O Crea é membro da Rede de Controle, da Câmara Temática de Infraestrutura e de outros fóruns de discussão. O engenheiro, assessor da presidência do Crea, Archimedes Pereira Lima Neto, explicou que o anseio em obter informações detalhadas é para que possam dar respostas nos grupos de discussões. “Nós somos pressionados pela sociedade em dar respostas técnicas”, disse o engenheiro.
Archimedes Pereira Lima acredita que com esse estreitamento com a Secretaria da Copa vai ser possível maior agilidade na troca de informações e o acompanhamento no cronograma das obras com a celeridade necessária.

APRESENTAÇÃO TÉCNICA – Diversos pontos foram questionados, mas a Arena Pantanal e o modal de transportes VLT foram os itens que geraram maior interesse. As apresentações técnicas foram conduzidas pelo secretário Adjunto de Infraestrutura, Marcelo Oliveira, e pelo assessor de Mobilidade Urbana, Rafael Detoni. Compôs o corpo técnico da Secopa também o engenheiro Jamir Sampaio, os adjuntos Maurício Guimarães (Executivo) e Jefferson de Castro (Projetos Especiais) e o assessor Especial Agripino Bonilha, entre outros.

A periodicidade das reuniões da Câmara Temática de Infraestrutura foi questionada pelo técnico em Edificações, Givaldo Campos. O secretário Adjunto Marcelo Oliveira explicou que a sobrecarga da equipe técnica prejudicou a realização das reuniões, mas garantiu que a Câmara retomará as atividades normais. Já o secretário Eder Moraes explicou que as Câmaras Temáticas foram criadas com o objetivo de auxiliar e que as sugestões serão acatadas se estiverem dentro das normas e a equipe técnica aprovar.

As respostas a um requerimento do Crea pedindo informações detalhadas sobre os projetos para a Copa 2014 foram protocoladas pela Secopa na entidade no dia 23 de março. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114