Cuiabá | MT 30/04/2024
Esporte
Quinta, 05 de abril de 2012, 18h14

Ação social no Rally dos Sertões: um trabalho contínuo


Promovida pelo Instituto Brasil Solidário, ação consiste na capacitação de educadores e gestores, além de trabalhar nas frentes educacional, saúde preventiva e diversas outras áreas

O Rally dos Sertões completa seus 20 anos em 2012, com a competição saindo de São Luís (MA) no dia 18 de agosto e chegando em Fortaleza (CE), no dia 29. São cerca de cinco mil quilômetros, seis estados percorridos por meio de várias cidades do interior do Nordeste. Nestes 20 anos, de tantos lugares já visitados e situações vivenciadas por competidores e organizadores, uma necessidade surgiu: a de trazer melhor qualidade de vida a populações de pequenas comunidades por onde a caravana do rali passa.

E há 12 anos, este papel vem sendo cumprido pelo Instituto Brasil Solidário, organização sem fins lucrativos que tem como princípio o desenvolvimento de programas sociais em comunidades desfavorecidas e com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). O IBS trabalha com projetos de continuidade integrada de forma a promover o desenvolvimento territorial sustentável através dos conceitos de educar e ensinar para a alfabetização, saúde, preservação do meio-ambiente, incentivo à cultura, crédito e empreendorismo.

"Este será o 12º ano do nosso trabalho dentro do Rally dos Sertões. Visitamos boa parte dos municípios inseridos na prova e alguns que estão no percurso de deslocamento. Atuamos em escolas fazendo ações em várias áreas, como incentivo à leitura, saúde, prevenção, preservação ambiental e inclusão digital, entre outros", aponta Luis Salvatore, gerente de projetos do instituto.

"É um trabalho de capacitação para educadores, gestores e comunidade, com doação de material para melhorar a infraestrutura nestas áreas. Não ficamos limitados somente ao âmbito educacional, mas também abrimos frentes em toda a comunidade", descreve.

São dezenas de voluntários envolvidos: de motoristas a médicos de várias especialidades, professores e dentistas. Somente no ano passado, foram realizados 517 atendimentos médicos durante os dez dias do rali, com dez eletrocardiogramas feitos em pacientes; 122 atendimentos ginecológicos, 246 atendimentos odontológicos, 578 dermatológicos e 152 procedimentos e microcirurgias.

Foram distribuídos quase seis mil kits escolares para alunos e sete farmácias foram montadas para melhor atender à população distante dos centros. Nas sete cidades atendidas em 2011 durante os dez dias, foram montadas sete bibliotecas - uma para cada município -, e 28.350 livros entregues.

"É um serviço que promove uma série de ações de continuidade, ensinando a pescar em vez de simplesmente dar o peixe", pontua Salvatore. "Isso envolve uma carga muito grande de responsabilidade", conclui.

Para 2012, o Instituto Brasil Solidário e a Dunas estão buscando patrocinadores para que o trabalho social junto do rali seja mantido, e que haja continuidade nos atendimentos e visitas pontuais durante o evento. "O projeto está aberto para captação. Estamos procurando por investidores, gente nova para dar novo impulso nesta continuação do trabalho do IBS. O Brasil é muito grande e nós nos grandes centros às vezes não temos ideia do quanto estas populações e comunidades mais isoladas necessitam deste tipo de atendimento. São áreas muito carentes, e que trabalhamos há 12 anos para melhorar um pouco deste quadro aproveitando a passagem do Rally dos Sertões", explica Salvatore.

O Rally dos Sertões 2012 acontece de 18 a 29 de agosto. O Instituto Brasil Solidário pode ser contatado pelo telefone (11) 3791-0015. Para conhecer mais sobre o IBS basta acessar o site www.brasilsolidario.org.br. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114